Saltar para o conteúdo principal
Saltar para o rodapé

Informação Geral

Tradicionalmente, o dimensionamento da resistência aos sismos é calculado com base na resistência a esforços sísmicos, determinados por meio de uma análise elástica linear, que implicitamente, através de fatores de correção, considera a não linearidade da ação sísmica. No entanto, para sismo de intensidade elevada, para os quais se assume um comportamento altamente não linear, não é razoável a aproximação da solução mediante uma análise linear.

É neste contexto que surgem os métodos de análise baseados nos deslocamentos ou deformações, que explicitamente têm em conta o comportamento não linear, com base em análises não lineares. Este tipo de método reconhece que no quadro de um sismo muito forte, a deformação inelástica ou ductilidade pode ser significativamente mais importante que a resistência. O PERFORM 3D coloca à sua disposição métodos numéricos que permitem o dimensionamento sísmico com base em deslocamentos.

A especificação ASCE 41 "Seismic Rehabilitation of Existing Buildings" refere-se à reabilitação de estruturas, mas os procedimentos descritos nesta regulamentação são extensíveis ao dimensionamento de novas estruturas. Os procedimentos descritos na especificação incluem o método de dimensionamento baseado nos deslocamentos, utilizando a análise não linear. O PERFORM 3D é uma ferramenta que implementa genericamente o método de dimensionamento baseado em deslocamentos, e, adicionalmente integra a especificação ASCE 41.

A resposta da estrutura a um movimento do solo devido a um sismo, independentemente de ser considerada de forma elástica ou inelástica, é altamente incerta. Por esse motivo, o recurso ao dimensionamento com base no conceito de "Capacity Design" é uma forma razoável de determinar a resposta da estrutura a um sismo de intensidade elevada, controlando explicitamente o seu comportamento não linear, controlado em posições definidas pelo projetista. Nestas localizações, os componentes estruturais são dimensionadas para funcionar com comportamento dúctil. A restante estrutura mantém-se essencialmente elástica e pode ser menos dúctil. Controlar o comportamento desta forma garante maior fiabilidade nos resultados, diminui a quantidade de prejuízos e pode reduzir custos de construção. O PERFORM 3D permite-lhe aplicar os princípios de dimensionamento com base no "Capacity Design".

O PERFORM-3D dispõe de várias ferramentas para análises inelásticas, mas não se destina ao cálculo de análises não lineares genéricas. O PERFORM-3D é útil para ajudar o utilizador a detetar os pontos fracos das secções e a otimizar o seu dimensionamento, quando uma determinada estrutura está sujeita à ação de um sismo forte. No entanto, este programa não está orientado para realizar o “dimensionamento a partir da análise”, em que o engenheiro prevê a análise para determinar exatamente qual o comportamento da estrutura.

O PERFORM 3-D é uma potente ferramenta para realizar o dimensionamento com base nos deslocamentos como também as verificações de “Capacity Design”.