Nova plataforma de formação para engenharia
As melhorias implementadas no ETABS v18.1.0 são:
Performance-Based Design – Critérios de conformidade
Possibilidade de atribuir critérios de conformidade às propriedades de Links e Panel Zones para uso nas verificações de desempenho.
Possibilidade de atribuir critérios de conformidade a Piers e Spandrels que conseguem medir forças e tensões, ou tensões como resultado do rácio da raiz quadrada da tensão de rotura do betão à compressão fck.
Performance-Based Design – Resultados
Melhorias na ferramenta de verificação de desempenho, que permite agora um maior controlo sobre o cálculo do rácio de capacidade (D/C ratio) para todo o modelo, bem como para cada objeto individualmente. A verificação de desempenho pode agora incluir critérios de conformidade de links, strain gauges, esforços de piers e spandrels, e panel zones, bem como das rótulas plásticas de barras e paredes que já se encontravam disponíveis. Possibilidade de criar múltiplos Demand Sets e múltiplos métodos de combinação, permitindo um maior controlo sobre os resultados da verificação de desempenho.
Melhorias nas tabelas de output, que permitem agora consulta do rácio de capacidade (D/C ratio) para todo o modelo, bem como para cada objeto individualmente.
Possibilidade de consultar graficamente todos os resultados da verificação de desempenho (Display > Performance Check), incluindo os critérios de conformidade de links, strain gauges, esforços de piers e spandrels, e panel zones, bem como das rótulas plásticas de barras e paredes que já se encontravam disponíveis.
Possibilidade de plotar os rácios dos critérios de conformidade (Acceptance Criteira D/C ratio) em gráficos. Estes gráficos podem ser usados para visualizar o rácio de capacidade (D/C ratio) para um determinado grupo e para um nível de desempenho especificado, para todos os steps de um load case multi-step (p.e. time-history).
Implementação de um novo item de menu (Display > Performance Check Usage Ratio Diagram) que mostra o rácio de capacidade (D/C ratio) para todos os Demand Sets de uma verificação de desempenho e para um determinado objetivo de performance. Este diagrama permite visualizar a contribuição relativa de cada Demand Set e/ou tipo de objeto para uma verificação de desempenho.
Análise
Possibilidade de correr vários Load Cases em paralelo. Esta característica é particularmente eficiente no âmbito do dimensionamento sísmico baseado no desempenho (Performance-Based Design), quando se pretende executar múltiplos casos de análise dinâmica não linear.
Agora, todas as mensagens de erro, aviso e informação emitidas durante a análise são compiladas e apresentadas no final da análise. Estas mensagens são as mesmas que aparecem no LOG de análise, mas são apresentadas num formato mais conciso. Também se pode consultá-las através de tabelas.
Dimensionamento
Atualização do dimensionamento de estruturas metálicas segundo a norma russa da versão SP16.13330.2011 para a nova SP16.13330.2017. Foram também implementadas melhorias nas equações de interação de esforços, relatórios de dimensionamento e parâmetros de controlo.
Melhorias no dimensionamento sísmico de estruturas de betão armado segundo a norma Russa SP 63.13330.2012, através da inclusão de novos parâmetros de controlo.
Modelo Estrutural
Implementação de uma nova biblioteca de materiais para a região da Coreia. Esta biblioteca inclui materiais como o aço, betão e armaduras segundo a norma KBC 2016.
Resultados
Agora é possível consultar independentemente a energia dissipada por elementos pertencentes diferentes grupos.
Tabelas
Possibilidade de filtrar e ordenar tabelas clicando com o botão do rato direto sobre o cabeçalho da coluna desejada.