Nova plataforma de formação para engenharia
As principais melhorias implementadas no ETABS v19.0.0 são as seguintes:
Modelo estrutural
Implementação dos requerimentos especiais da nova versão do SidePlate systems para ligações metálicas viga-pilar.
Possibilidade de definir diâmetros de armaduras segundo as dimensões padrão da Coreia.
Ações
Implementação de cargas laterais automáticas para a norma coreana KDS 41 17 00:2019, incluindo cargas sísmicas e funções espectro resposta.
Implementação de cargas laterais automáticas para norma NTC 2018, incluindo cargas devido ao vento, cargas sísmicas e funções espectro resposta.
Performance-Based Design
Melhoria na gestão de modelos instáveis, e implementação de controlos adicionais em análises não iterativas event-to-event.
Melhoria na velocidade de execução de load cases não lineares com o multi-threaded solver.
Melhoria na velocidade de recuperação dos resultados de load cases não lineares e de integração direta. Estes resultados agora incluem a deformada do modelo, valores das forças e tensões e estados das rótulas plásticas.
Melhoria na convergência em sistemas sensíveis com rótulas paramétricas PMM.
Análise
Possibilidade de calcular deformações a curto e longo prazo de lajes de betão armado. As armaduras utilizadas no cálculo da fendilhação são baseadas nas armaduras definidas pelo utilizador, armaduras dimensionadas pelo programa, ou por uma especificação rápida de armaduras gerais.
Dimensionamento
Implementação de várias melhorias no dimensionamento de estruturas metálicas segundo a norma Russa SP 16.13330.2017.
Implementação da norma ACI 318-19 no dimensionamento de paredes de betão armado.
Implementação das normas ACI 318-19 e AS 3600-2018 no dimensionamento de lajes de betão armado e lajes pós-tensionadas.
Interface
Melhoria na visualização de plantas e cortes com o modo DirectX 2D, permitindo uma renderização mais clara, melhorias na qualidade das linhas, e utilização de fontes do tipo True Type.
Tabelas
Possibilidade guardar automaticamente tabelas em vários ficheiros, após análise.
Exportação/Importação
Possibilidade de importar e exportar ficheiros entre o Perform3D e o ETABS. A maior parte dos elementos, secções e respetivas propriedades, massas, cargas, load cases e algumas componentes não lineares podem ser importados/exportados. Os modelos a exportar do ETABS têm de cumprir com as especificações de modelação do Perform3D. Em qualquer um dos casos, será gerado um relatório das componentes que foram transferidas com sucesso.
Application Programming Interface (API)
Possibilidade de iniciar e controlar instâncias do SAP2000 em computadores remotos, incluindo a recuperação de resultados. Esta melhoria permite um processamento distribuído de grandes conjuntos de análises de Performance Based Design, estudos paramétricos extensivos e simulações de Monte Carlo.
Licenciamento Cloud
O licenciamento Cloud passar a ser o tipo de licenciamento por defeito do ETABS: