Skip to main content
Skip to footer

SAFE v20.0.0

As melhorias implementadas no SAFE 20.0.0 são:


Interface de Utilização

Os gráficos DirectX foram melhorados na sua qualidade e velocidade. Com esta melhoria, as capacidades de desenho e seleção em 2D e 3D ficaram significativamente mais rápidas e claras.

 

 


Modelação

Os painéis de laje (Slab Panels) são uma nova entidade que pode ser gerada automaticamente utilizando as grid lines ou linhas de apoio (Support Lines), ou podem ser desenhados livremente pelo utilizador. Estes elementos podem ser utilizados para aplicar sobrecargas para análise de alternâncias de sobrecarga, e também podem ser utilizados para obter output de deslocamentos a meio vão das lajes assim como para o output de pressões no solo.

 

 

Foram acrescentadas linhas de apoio (Support Lines) para uma modelação mais rápida de bandas de dimensionamento (Strips) e disposição dos cabos de pré-esforço. Podem ser desenhadas e editadas livremente, bem como geradas automaticamente ao longo das grid lines.

 

 

A visualização do perfil vertical do cabo de pré-esforço foi melhorada para mostrar toda a informação editável relacionada com o traçado do cabo, geometria, força de puxe, perdas e equilíbrio de carga num único local.

 

 

Foi adicionada a opção de consulta do alongamento dos cabos ao aplicar força de puxe. Os alongamentos podem ser reportados em tabelas ou graficamente.

 

 

Foi acrescentado um gerador de malhas geral que favorece principalmente os elementos quadriláteros, contudo são também usadas transições para elementos triangulares em zonas de cantos e geometria irregular. A malha retangular mantém-se disponível como opção.

 

 

Conjuntos de cargas uniformes em lajes podem agora ser aplicados através de uma única atribuição usando grupos de cargas (Load Sets).

 

 

Está disponível uma nova atribuição de Insertion Points em elementos Shell que permite um maior controlo sobre o alinhamento vertical e horizontal dos objetos de laje.

 

 

 

Opções de Desenho

Os modelos podem agora ser criados, convertendo elementos desenhados em plantas 2D de ficheiros dwg/dxf em objetos SAFE.

 

 

A pré-visualização em tempo real das alterações é agora exibida durante a edição e desenho dos objetos.

 

 

Foram feitos melhoramentos para simplificar o desenho e a edição de armaduras especificadas pelo utilizador. O espaçamento entre barras e o offset vertical de um dado varão pode agora ser visualizado e exibido no modelo.

 

 

 

Análise

A utilização de múltiplos processadores é agora suportada para o cálculo do modelo, dimensionamento e apresentação dos resultados em tabelas. Múltiplos casos de carga podem ser executados em paralelo, com base no número de núcleos físicos disponíveis.

 

 

Nas propriedades do material é possível agora introduzir dados para o cálculo de retração e fluência, que podem ser utilizados em análises não lineares no cálculo de deformações a curto e a longo prazo. Estão disponíveis as seguintes normas: ACI 209R-92, AS 3600-2009, CEB-FIP 90, CEB-FIP 2010, Eurocódigo 2-2004, GL 2000, NZS 3101-2006.

 

 

As flechas a longo prazo podem agora ser determinadas para uma idade específica do material ou com um determinado coeficiente de fluência e retração.

 

 

Passou a ser possível definir quais os Load Cases a analisar, o que permite poupar tempo quando existe um elevado número de casos não lineares. 

 

 

 

Dimensionamento

O dimensionamento e verificação de vigas mistas está agora disponível, aumentando assim o número de soluções possíveis para lajes. As vigas alveolares fazem parte das possíveis soluções. O dimensionamento pode ser realizado no modelo como um todo ou de forma interativa para cada um dos elementos/vigas. As normas suportadas são: AISC 360-16, AISC 360-10, AISC 360-05, BS5950-1990, Chinês 2010, CSA S16-14, e Eurocódigo 4-2004.

 

 

As normas ACI 318-19 e AS 3600-2018 foram adicionadas para o betão armado e pré-esforçado.

 

 

 

Resultados

Os Section Cuts podem agora ser desenhados graficamente para rapidamente visualizar  as resultantes das forças e momentos dos elementos pretendidos.

 

 

As tabelas da base de dados podem agora ser facilmente acedidas a partir do Model Explorer.

 

 

Filtros estão agora disponíveis para as tabelas de bases de dados apresentadas, clicando com o botão direito do rato nos cabeçalhos das colunas da tabela.

 

 

Relatórios de cálculo de qualidade profissional são gerados automaticamente juntamente com a opção de gerar relatórios totalmente personalizáveis.

 

 

 

Importação e Exportacão

Os pormenores de reforço de lajes e vigas podem agora ser exportados para a Revit® através do CSiXRevit™.

 

 

 

API (Application Programming Interface)

A API permite que aplicações externas comuniquem com o SAFE dando a possibilidade de executar operações de edição de modelos, cálculo e extração de resultado. Esta ferramenta tem potencialidades ilimitadas quanto à sua utilização e aplicabilidade. As aplicações geradas podem ser escritas em várias linguagens de programação diferentes, e podem ligar-se a SAFE usando .NET ou COM.

 

 

 

Licenciamento CLoud

O licenciamento Cloud passa a ser o tipo de licenciamento por defeito do SAFE:

Não necessita de configurações especiais.

Possibilidade de aceder às licenças fora da rede da empresa e VPNs.

Possibilidade de partilha de licenças entre utilizadores (não simultânea).

Possibilidade de fazer checkout a uma licença para trabalhar offline.