Skip to main content
Skip to footer

ETABS v21.0.0

As principais melhorias implementadas no ETABS v21.0.0 são as seguintes:

Detailing

O desenho e pormenorização de estruturas de Betão Armado e estruturas Metálicas está agora disponível de uma forma integrada no ETABS, com a possibilidade de gerir múltiplas torres no mesmo modelo.

 

 

As armaduras dos elementos de betão armado, como vigas, lajes, pilares e paredes, podem ser exportadas para Autodesk® Revit® através do plugin CSiXRevitTM 2023.

 

 

 

Modelo Estrutural

À semelhança do dimensionamento através de Design Strips, os cabos de pré-esforço são agora incluídos no dimensionamento baseado diretamente nos elementos finitos das lajes, e no cálculo de flechas em regime fendilhado (curto e longo prazo).

 

 

 

Cargas

Cargas automáticas de vento e de sismo segundo a NBBC 2020 foram adicionadas. Respetivas funções de espectro de resposta foram também adicionadas.

 

 

Cargas automáticas de vento e de sismo segundo a ASCE 7-22 foram adicionadas. Respetivas funções de espectro foram também adicionadas.

 

 

Cargas atribuídas a barras None e áreas None, aplicadas em qualquer direção local ou global, agora são transferidas para os pisos subjacentes. Nas versões anteriores, apenas as cargas na direção da gravidade eram transferidas.

 

 

Dimensionamento

O dimensionamento de estruturas metálicas segundo a norma AS 4100:2020 foi adicionado.

 

 

O dimensionamento de pilares mistos segundo o Eurocódigo 4 foi adicionado.

 

 

 

Visualização de Resultados

Os modificadores de rigidez usados na análise fendilhada de vigas e lajes estão agora disponíveis para consulta em tabelas.

 

 

O estado de corte do material não linear, bem como o estado das rótulas plásticas gerais de paredes estão agora disponíveis nas tabelas da base de dados, na visualização da deformada e na saída do controlo de desempenho.

 

 

 

Tabelas

As definições das verificações de desempenho podem agora ser editadas com o modelo trancado.

 

 

Application Programming Interface (API)

O suporte para .NET 6 foi adicionado, incluindo um tópico de ajuda na pasta "Key Concepts".