Skip to main content
Skip to footer

Adicione ao seu programa de cálculo a capacidade de dimensionar ligações metálicas

July 2, 2019
Software de verificação e dimensionamento de ligações metálicas.  Porquê usar?

Aumente sua produtividade e conceba ligações robustas e económicas, a maioria delas automaticamente se forem importadas de um modelo SAP2000 ou ETABS.

Antecipe problemas conceptuais na sua estrutura metálica e economize na fabricação. 

Estude detalhadamente variações paramétricas e faça a sua análise de sensibilidade de forma muito simples.

Resolva várias ligações em simultâneo numa estrutura, tirando partido da tipificação e da interoperabilidade com os programas de elementos finitos.

 

 

Descarregue aqui a versão de avaliação do Steel Connection Studio e confira por si mesmo a sua utilidade.

 

Divirta-se a dimensionar ligações!

O SCS permite aos engenheiros conceber rapidamente muitos tipos de ligações:

 

A definição de dados é muito intuitiva porque existem esquemas 2D que são atualizados em tempo real com as alterações do utilizador:

 

Como normalmente é exigido na atividade de engenharia diária, é possível definir uma gama completa de forças e não apenas um tipo (por exemplo, apenas corte ou apenas axial):

 

Os cálculos e verificações são realizados automaticamente de acordo com metodologias definidas nos vários códigos estruturais suportados pelo software. São seguidos de forma clara vários procedimentos regulamentares internacionais, recomendações tipificadas na bibliografia de referência e o responsável do software é ele mesmo um projetista de estruturas metálicas com décadas de experiência e também autor de bibliografia sobre o tema (http://www.steelconnectionstudio.com/Flyer_9783433031223.pdf).

 

Pode-se aceder sempre aos resultados de forma detalhada, incluindo todas as fórmulas utilizadas com os valores e respetivos símbolos:

 

Estão disponíveis múltiplas opções no programa (diferentes tipos de reforços, excentricidade de componentes, etc) para permitir satisfazer as diferentes necessidades de fabricação dos clientes.

 

Ligações tipificadas e verificações regulamentadas. Comparação com software de elementos finitos.

Modelar ligações metálicas com elementos finitos, algo que temos exemplificado em vários cursos com o SAP2000, tem sido uma crescente tendência nos últimos anos e na verdade representa uma forma bastante interessante de ganhar flexibilidade na análise de ligações pouco convencionais e bastante complexas.

Contudo a velocidade e eficiência que uma ferramenta como o SCS garante para as ligações 'standard' que representam a maioria das ligações de um projeto (pelo menos 80% em média) são realmente incomparáveis.

O software de elementos finitos para ligações é atrativo e sofisticado, mas se o retorno real do investimento for considerado, a vantagem da SCS é claramente visível. O mesmo se aplica ao cumprimento estrito das normas, que caso contrário, no âmbito da modelação por elementos finitos, obriga ao engenheiro a um mais vasto leque de considerações de segurança, particulares a cada uma das ligações e nem sempre fáceis de consubstanciar de forma inequívoca dada natureza não linear de muitos dos resultados obtidos.

 

Nota sobre automatismos em software estrutural.

Embora muitas ferramentas de produtividade/automáticas estejam disponíveis para minimizar tarefas repetitivas, o SCS não substitui o engenheiro, pelo contrário, é uma ferramenta que requer conhecimentos estruturais e torna mais eficiente o trabalho de busca das boas soluções de dimensionamento.

Últimos Lançamentos