Skip to main content
Skip to footer

Eurocódigo 4 – melhorias implementadas no ETABS v18

September 24, 2019

A nova versão v18 do ETABS inclui as seguintes melhorias significativas no dimensionamento de vigas mistas de acordo com o Eurocódigo 4:

Os banzos efetivos são agora limitados em função do vão equivalente (distância entre pontos de momento nulo) de acordo com o artigo 5.4.1.2(5) do EC4. Nas versões anteriores, os banzos efetivos eram limitados em função do vão total da viga. Tendo em conta esta melhoria, já não será necessário rever/editar os banzos efetivos de vigas contínuas.

O momento resistente das secções com almas da Classe 3 e banzos da Classe 1 ou 2 é agora calculado considerando secções efetivas da Classe 2 com uma alma efetiva reduzida de acordo com os artigos 5.5.2(3) do EC4 e 6.2.2.4 do EC3.

O momento resistente de cálculo das vigas mistas com aço da classe S420 ou superior é agora reduzido de acordo com o artigo 6.2.1.2(2) do EC4.

A percentagem mínima de conexão é agora o valor mais baixo entre o especificado no artigo 6.6.1.2 do EC4 e na norma PN002a (SCI - NCCI: Modified Limitations on Partial Shear Connection in Beams for Building).

Nova mensagem de aviso emitida na janela de Interactive Design e nos resultados de dimensionamento sempre que o momento resistente plástico da viga mista exceder 2,5 vezes o momento resistente plástico da viga metálica.

Para ter em conta os efeitos da fluência nas vigas mistas de acordo com o artigo 5.4.2.2(11) do EC4, o valor do momento de inércia equivalente da viga mista é agora calculado considerando Ec,eff = 0,5 x Ecm. O valor de 0,5 pode ser alterado nas preferências de dimensionamento e através de “Overwrites”.

O efeito da interação parcial no cálculo de flechas é agora ignorado desde que se cumpram as condições especificadas no artigo 7.3.1(4) do EC4. Caso não se cumpram estas condições, este efeito é calculado de acordo com o capítulo 3 da norma PN002a (SCI - NCCI: Modified Limitations on Partial Shear Connection in Beams for Building).

O cálculo de flechas de vigas mistas inclui agora o efeito da retração do betão caso não se cumpra a condição especificada no artigo 7.3.1(8) do EC4.

Nova verificação de tensões em serviço de acordo com o recomendado no artigo 6.1.3 da publicação SCI P359. 

Otimização do cálculo da área resistente ao esforço transverso, de acordo com o artigo 6.2.6(3) do EC3:

  • Ao longo do vão da viga, ou nas extremidades sem entalhes na ligação:

    • Secções laminadas:  Av  =  A - (2bf x tf) + (tw + 2r)t   ηhw x tw

    • Secções soldadas:   Av  =  η x hw x tw  

  • Nas extremidades com entalhes na ligação​:

    • Av  =  (d - Ctop - Cbot) x tw