Skip to main content
Skip to footer

CSiXCAD – lançamento

August 10, 2020

O CSiXCAD é um plug-in para o AutoCAD® (ou BricsCAD®) que ajuda a detalhar neste software CAD as estruturas de edifícios analisadas e dimensionadas com o ETABS® (ou SAP2000®). O vínculo entre o modelo estrutural e os desenhos gerados mantém-se mesmo após revisões do modelo original, permitindo assim sucessivos ajustes das pormenorizações de acordo com as alterações realizadas na estrutura e com as novas necessidades de dimensionamento.

O CSiXCAD mantém um modelo BIM completo no software CAD e pode gerar:

  • Plantas de pisos
  • Cortes e alçados estruturais
  • Modelos 3D

Adicionalmente, também é possível gerar os seguintes desenhos para modelos dimensionados no ETABS:

  • Quadros de pilares e de vigas
  • Cortes longitudinais de vigas com armadura detalhada
  • Armaduras de paredes em cortes horizontais
  • Armaduras de paredes em cortes verticais
  • Plantas de armaduras de lajes

Não há duplicação de dados no modelo BIM do CSiXCAD. Qualquer modificação aplicada a um elemento estrutural de um desenho será automaticamente refletida em todos os desenhos onde este se encontra representado.

O CSiXCAD elimina a necessidade de transferir manualmente informação para desenhadores, e gera automaticamente um conjunto de desenhos iniciais, que podem ser customizados e refinados usando as ferramentas disponíveis no software CAD. Posteriormente, se o engenheiro modificar o modelo de dimensionamento original, é possível comparar o conteúdo do modelo BIM original com o modificado, e escolher as alterações que devem ser importadas. 

Transporte o seu modelo ETABS ou SAP2000 diretamente para o AutoCAD ou BricsCAD

 

O CSiXCAD interage com o ETABS e SAP2000 para obter a geometria do modelo, dimensões de secções, armaduras de betão armado e outros dados relevantes, produzindo plantas, cortes, alçados, quadros de pilares, pormenores de armaduras e modelos BIM 3D.

Quando são feitas alterações no modelo original (ETABS ou SAP2000), o conteúdo dos desenhos pode ser comparado com o modelo atualizado. As diferenças podem ser importadas seletivamente, ou na sua totalidade, mantendo-se as edições previamente aplicadas aos desenhos. Também é gerado um relatório com a listagem das alterações introduzidas em cada importação.

O CSiXCAD cria "objetos BIM" que representam explicitamente elementos estruturais e as respetivas anotações. Estes objetos diferem dos objetos nativos do AutoCAD e BricsCAD (“objetos CAD nativos”) que apenas representam formas geométricas e texto, e não incluem qualquer dado específico relativo ao modelo estrutural.

Estes objetos BIM diferem em muitos aspetos dos objetos CAD nativos. Estes são representados de maneira diferente quando vistos em planta, alçado ou 3D e quando desenhados em escalas diferentes. Por exemplo, os objetos BIM de pilar metálico são visualizados como perfis em plantas, como linhas únicas em quadros de pilares, como linhas únicas ou várias linhas em alçados, dependendo da escala, e como perfis extrudidos em vistas 3D. Para além disso, estão disponíveis muitas opções para controlar como os objetos BIM são visualizados.

Embora possam ser modificados com os comandos de edição comuns do AutoCAD, como Move, Copy, Trim e Offset, os objetos BIM respondem a esses comandos de maneira a reduzir o número de etapas necessárias para fazer uma alteração. Por exemplo, se um pilar é movido, todos os pilares acima deste são arrastados em conjunto e as vigas nele apoiadas são esticadas e permanecem ligadas. Outro exemplo é a atualização automática de todas as referências a um pormenor quando o nome deste é alterado.

CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES

Últimos Lançamentos
Ficheiros para download