Skip to main content
Skip to footer

Novo Código Estrutural Espanhol – SAP2000, ETABS, CSiBridge e SAFE

June 30, 2022

Ao longo deste ano, recebemos muitas perguntas de clientes sobre o novo Código Estrutural, que entrou em vigor em 10 de novembro de 2021.

A pergunta mais frequente é se com o software CSI podemos dimensionar ou verificar estruturas de acordo com este novo regulamento espanhol.

Embora este regulamento não seja mencionado em nenhum dos programas CSI, a resposta é, sim.

De facto, agora mais do que nunca, as verificações implementadas nos programas CSI serão úteis para quem tem que projetar estruturas de acordo com o novo Código Estrutural Espanhol.

Tal facto, deve-se à grande semelhança entre as regras de projeto de estruturas contempladas por este novo regulamento e pelos Eurocódigos estruturais.

Além disso, se focarmos nas verificações de acordo com os Eurocódigos 2, 3 e 4, implementados nos programas CSI, podemos dizer que os procedimentos estabelecidos são exatamente os mesmos.

Para facilitar, abaixo indicamos as opções de dimensionamento que devem ser utilizadas nos programas CSI, para que todos os resultados reportados sejam válidos à luz do novo Código Estrutural.

 

Estruturas de Betão Armado

Na tabela a seguir, podemos ver as únicas diferenças entre o Código Estrutural e o Eurocódigo 2, que requerem atenção e ajustes por parte do utilizador nas opções Default dos módulos de dimensionamento implementados nos programas CSI:

 

Estruturas Metálicas

Na tabela a seguir, podemos ver as únicas diferenças entre o Código Estrutural e o Eurocódigo 3, que requerem atenção e ajustes por parte do utilizador nas opções Default dos módulos de dimensionamento implementados nos programas CSI:

 

Estruturas Mistas

Não é necessário fazer nenhum ajuste nos parâmetros de dimensionamento de vigas mistas de acordo com o Eurocódigo 4 implementado no ETABS e SAFE.

 

Nota importante: é expectável que existam outras diferenças entre o Código Estrutural e os Eurocódigos, mas estas vão além do âmbito dos procedimentos de dimensionamento estrutural aplicados nos programas CSI.