Saltar para o conteúdo principal
Saltar para o rodapé

Seminário BIM & Modelação de Estruturas - Ordem dos Engenheiros da Região Sul

Novembro 18, 2014

A CSI Portugal, com o apoio da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, realizou no passado dia 18 de novembro um seminário subordinado ao tema "BIM & Modelação de Estruturas com SAP2000, ETABS e SAFE", que contou com a participação de cerca de 120 pessoas.

O seminário incidiu sobre vários temas de grande relevância para os Engenheiros Civis, e permitiu a discussão de diferentes abordagens para modelação, cálculo, dimensionamento, pormenorização de estruturas e conexão com ferramentas BIM (Building Information Modeling).

A primeira parte foi dedicada aos programas ETABS e SAFE, desenvolvidos especificamente para estruturas de edifícios. Foram abordadas as ferramentas para modelação, as opções para a introdução de cabos de pré-esforço, o dimensionamento de estruturas de betão, metálicas e mistas de acordo com os Eurocódigos 2, 3, 4 e 8, as análises lineares e não-lineares, tais como os efeitos P-delta, pushover, faseamento construtivo, efeitos dinâmicos e a consideração dos efeitos diferidos nas estruturas.

Esta parte incidiu ainda no tema da interoperabilidade bidirecional entre os programas Revit, ETABS e SAFE, através da demonstração de várias situações reais e de metodologias para a resolução de conflitos que possam surgir, durante processo de interação entre a arquitetura  e a estrutura. 

Na segunda parte foram abordados alguns temas sobre modelação avançada com o SAP2000, programa de cálculo, análise e dimensionamento de estruturas com mais de 30 anos de história na engenharia, onde se demonstrou, através de exemplos concretos, as características e funcionalidades avançadas presentes no programa, como a possibilidade de modelação de ligações metálicas recorrendo a elementos de contacto e shell não-linear, a análise do comportamento de catenária em cabos, a sequência de análises em estruturas pré-esforçadas, o comportamento fendilhado, e ainda o efeito do faseamento construtivo nas estruturas.

Últimos Lançamentos