Skip to main content
Skip to footer

Características e Funcionalidades

Interface Familiar 

 

Workspaces e controlo do aspeto

Possibilidade de alternar entre os modos 2D drafting e Clássico num piscar de olhos. A interface 2D drafting contem os comandos mais utilizados numa ribbon organizada segundo um esquema de separadores e painéis. A interface clássica é normalmente adotada pelos utilizadores mais experientes e funciona à base de barras de ferramentas. O controlo de aspeto da interface torna o seu ambiente de desenho mais confortável, permitindo rapidamente alternar entre esquemas de cores e controlar a visibilidade da barra de menu, barras de ferramentas, separadores de ficheiros, barras de status e de scroll, entre outros.

 

Dynamic input

O Dynamic input proporciona uma interface de comando junto ao cursor para ajudá-lo a manter o foco na zona de intervenção. Poupe tempo a digitar e descobrir comandos longos ou curtos. O Dynamic input completa automaticamente o nome do comando de forma instantânea.

 

Paletes de propriedades e ferramentas

A palete de propriedades serve para consultar as propriedades de um objeto ou de um conjunto de objetos selecionados. Também se pode editar as propriedades através desta palete para modificar os objetos. A palete de ferramentas proporciona um método eficiente para organizar e utilizar blocos.

 

Design Center

O Design Center é uma interface integrada onde se pode manipular e reutilizar objetos e propriedades de outros desenhos guardados no disco local, em pastas de rede, ou na internet. Podem ser aproveitados blocos, layers, Xrefs, layouts e outras definições. Desta forma, pode-se acelerar substancialmente o trabalho de desenho, aproveitando-se, de forma prática, o trabalho previamente desenvolvido em outros desenhos.

 

Linha de Comando

Pode inserir os comandos utilizando o teclado. Também pode repetir o comando anterior teclando Enter ou Space sem ter de voltar a inserir o comando.

 

Maximizar tela

Se quiser maximizar o espaço de desenho, pode premir “CTRL+0” ou clicar no ícone Clean Screen situado à direita na barra de status para ocultar as barras de ferramentas ou a ribbon e outras janelas.

 

Separadores de ficheiros

Os separadores de ficheiros permitem alternar rapidamente entre os desenhos abertos, sendo também possível alterar a ordem de abertura arrastando os separadores. Também se pode utilizar os separadores para realizar diretamente operações como: guardar, fechar, auditar e consultar propriedades.

 

Bloquear interface

Bloqueie a posição das barras de ferramentas e janelas. O ícone de bloqueio na barra de status indica se estes elementos se encontram bloqueados. Pode-se aceder às diferentes opções de bloqueio, clicando diretamente no ícone.

 

 

Layer Properties Manager e Layer States Manager

O Layer Properties Manager mostra uma lista das layers do desenho e suas propriedades. Pode adicionar, eliminar e renomear layers, alterar as suas propriedades, definir propriedades específicas para viewports, ou adicionar novas layers e aplicar alterações em tempo real.

O Layer States Manager permite-lhe guardar diferentes conjuntos de atributos de layers para reaplicá-los em qualquer momento.

 

 

Ficheiros e Impressão 

 

Inserção de desenhos externos

Pode inserir facilmente desenhos guardados em formatos PDF, DGN e DWF.

 

Comparação de desenhos

Identifique automaticamente as diferenças entre ficheiros correspondentes a diferentes versões do seu trabalho. Todas as diferenças entre a versão nova e a versão anterior serão claramente identificadas através de cores.

Também é possível comparar desenhos de aspeto semelhante dentro de um mesmo ficheiro, para identificar as diferenças geométricas entre ambos. Desta operação automática resulta um terceiro desenho onde se apresentam assinaladas todas as diferenças.

 

Batch Purge

Pode realizar o comando Purge sem necessidade de abrir ficheiros. Possibilidade de purgar o excesso de objetos, tais como layers, linetypes, dimension styles e text styles, em múltiplos ficheiros de uma só vez.

 

 

Batch Print

Utilize apenas uma ordem de impressão para múltiplos desenhos.

 

 

Bloquear Desenhos

Bloqueie partes do seu desenho, de modo a evitar que outros utilizadores as modifiquem.

 

 

Importação e Exportação

O LusoCAD suporta os seguintes formatos de dados: Importação  WMF, SAT, DGN, DWF, 3DS; Exportação DWF, DWFX, WMF, SAT, STL, EPS, DXX, BMP.

 

 

Código de Barras

Gere um código de barras e insira-o no desenho. Mais tarde, poderá ler o código de barras para encontrar rapidamente o desenho correspondente.

 

 

Código QR

Os utilizadores podem inserir um código QR num desenho, que guarda informações relacionadas com o desenho, tais como o nome da empresa. Depois, pode aceder a essa informação através do telemóvel.

 

 

 

Desenho 2D 

 

AutoXlsTable e CAD Table to Excel

A AutoXlsTable permite a criação de uma tabela diretamente no Microsoft Excel que pode ser inserida no LusoCAD automaticamente. No sentido oposto, a função CAD Table to Excel permite exportar fielmente uma tabela, composta por linhas/splines e texto/Mtext, do LusoCAD para o Microsoft Excel.

 

Blocos Dinâmicos e Editor de Blocos Dinâmicos

A função Dynamic Block pode poupar o seu tempo, evitando a necessidade de definir repetidamente séries de componentes standard. Esta função pode reduzir drasticamente a complexidade das suas bibliotecas de blocos. Além disso, pode criar e modificar as propriedades de blocos dinâmicos usando o Dynamic Block Editor.

 

Lupa

Esta ferramenta ajuda a ver uma área específica do seu desenho como uma lupa, com a capacidade de utilização de snaps sem ser necessário realizar zoom in/out em grandes desenhos, tais com cartas topográficas. O funcionamento da ferramenta é bastante prático e fácil de customizar, permitindo poupar tempo na exploração de pequenos detalhes do seu desenho ou até no desenho em zonas muito carregadas de interseções de objetos.

 

Pline Boolean

Realize diretamente operações SUBTRACT/UNION/INTERSECT sem precisar de converter polilinhas em regions. Este comando é 3 ou 4 vezes mais rápido que o TRIM.

 

 

Ferramentas de cotagem

As ferramentas de cotagem permitem apresentar valores precisos para os objetos, incluindo Quick Dimension, Linear Dimension, Angular Dimension, Baseline Dimension, etc.

 

 

Escala das anotações

A ferramenta Annotation Scale ajusta automaticamente o tamanho dos objetos, tais como textos, cotas, blocos, etc, permitindo gerir facilmente desenhos com diferentes escalas.

 

 

Nuvem de revisão

A nuvem de revisão consiste numa polilinha contínua que pode ser usada para chamar a atenção para partes de um desenho durante as etapas de revisão.

 

 

Multileader

A Multileader é uma função que pode ser usada para introduzir anotações, utilizando múltiplas setas.

 

 

Medições

Com as funções de medição pode-se consultar não só comprimentos e áreas, mas também raios, ângulos, volumes, somas de áreas parcelares e comprimentos totais de múltiplos objetos.

 

 

Express tools

As Express tools contêm uma biblioteca de ferramentas de produtividade concebidas para ajudá-lo a realizar de forma mais rápida e precisa grande parte das operações recorrentes do dia-a-dia. As ferramentas são fáceis de utilizar e estão integradas nos menus e barras de ferramentas, cobrindo uma vasta gama de funções, incluindo cotagem, desenho, seleção e modificação e objetos.

 

Desenho 3D 

 

Rotação da vista 3D

O comando 3D Orbit inclui opções como: rotação livre, rotação contínua, rotação em torno de um eixo (X, Y ou Z), rotação em torno de um ponto específico ou até a utilização do atalho (SHIFT+SCROLL).

 

Estilos de visualização

Os estilos de visualização controlam a exibição de arestas e sombreamentos. Pode-se controlar os efeitos visuais alternando entre cada estilo de visualização. Depois de aplicar o estilo de visualização pretendido, o viewport associado atualiza-se automaticamente, refletindo esta alteração.

 

3D Faces e modelação de malhas

As 3D Faces permitem a criação de superfícies poligonais com 3 ou 4 lados em qualquer posição no espaço 3D. A função 3D Mesh cria malhas tridimensionais genéricas que podem ser suavizadas, refinadas, subdivididas, etc. Também se pode arrastar arestas, faces e vértices para moldar a forma global dos objetos.

 

Sólidos e edição de sólidos

Os objetos sólidos 3D normalmente são gerados a partir de múltiplas formas básicas, ou primitivas, para depois podem serem editados e recombinados. Um exemplo das capacidades de edição de sólidos é o das operações booleanas de união, diferença e interceção. Desta forma é possível unir dois sólidos, subtrair um sólido a outro ou criar uma forma baseada na intersecção de dois sólidos.

 

Cortes e perspetivas

Podem-se gerar cortes e perspetivas a partir de um modelo 3D através dos comandos SOLPROF, SOLDRAW e SOLVIEW. O comando SOLPROF cria uma projeção 2D de uma perspetiva do modelo 3D que pode incluir as linhas visíveis e invisíveis em layers separadas. O comando SOLVIEW cria de forma automática vistas do modelo, incluindo viewports e layers. O comando SOLDRAW permite gerar perspetivas e cortes nos viewports criados com o SOLVIEW.

 

Renderização e materiais

A renderização permite-nos obter uma imagem fotorrealista de um modelo de sólidos 3D ou de superfícies. Podem ser aplicados materiais ao modelo 3D para definir o brilho, rugosidade, transparência, etc. Ao renderizar, o programa calcula os sombreamentos de acordo com a iluminação definida.

 

Customização 

 

Atalhos de acesso rápido

A barra de ferramentas de acesso rápido disponível no programa pode ser personalizada. É possível adicionar ou eliminar comandos desta barra de ferramentas para tornar o ambiente de desenho mais produtivo para certos tipos de tarefas.

 

Customização da interface

Os elementos disponíveis na interface, como por exemplo workspace, barras de ferramentas, menus, ribbon, e atalhos, podem ser totalmente personalizados. Desta forma, o utilizador pode otimizar o seu ambiente de trabalho, maximizando o aproveitamento da interface de acordo com as suas necessidades recorrentes.

 

Abreviaturas de comandos

Os comandos podem ser executados através de abreviaturas que podem ser editadas pelo utilizador. Por exemplo, pode-se introduzir apenas a letra “C” para executar o comando CIRCLE.

 

Customização de atalhos

Podem definir-se atalhos personalizados para chamar rapidamente alguns comandos. O comando CUSTACC permite adicionar, editar ou apagar atalhos para os comandos disponíveis. Por exemplo, para guardar um desenho pode usar o atalho CTRL+S.

 

Objetos GRX

A tecnologia Object GRX fornece a base para que as aplicações de software de desenho partilhem dados de objetos inteligentes. Pode executar aplicações Object GRX de terceiros ou escrever as suas próprias aplicações plug-in desenvolvidas com VBA/GRX/DBX/Lisp/Vlisp que podem ser carregadas no LusoCAD.

 

.Net Framework

A API do LusoCAD permite a manipulação do programa e ficheiros de desenho, através da programação com bibliotecas que estão expostas e podem ser acedidas através de muitas linguagens de programação e ambientes diferentes. Os utilizadores podem automatizar tarefas, tais como criar e modificar objetos armazenados na base de dados de um ficheiro de desenho ou alterar o conteúdo de um ficheiro de customização.