Nova plataforma de formação para engenharia
Este artigo pretende demonstrar uma possibilidade prática de definir combinações de ações com vento e sismo estático equivalente tendo em conta as múltiplas direções da ação.
Na generalidade dos casos reais, tanto a ação do vento como a ação do sismo tomam diferentes posições relativamente à estrutura. Será necessário, portanto, definir a ação para cada uma dessas direções e combinar cada uma delas com as restantes cargas relevantes.
Para facilitar as combinações, podemos condensar as múltiplas direções num só caso de carga, recorrendo a um Load Case do tipo Multi-Step Static, que não faz mais do que atribuir um Step a cada configuração da carga.
Esta ferramenta traz grandes mais valias tanto na fase de análise de esforços como na fase de dimensionamento, não deixando de ser um processo transparente e claro.
Segue em baixo um exemplo de como definir um caso de carga de vento em múltiplas direções que se desmultiplicará em várias combinações dentro da mesma Load Combination:
Aquando do dimensionamento, existe a possibilidade de definir a forma como serão usadas as combinações com casos multi-step. Dentro das múltiplas hipóteses apresentadas, a opção Step-by-Step será a mais adequada para que se faça a verificação tendo em conta os resultados de cada step individual incluído neste tipo de combinações.
Resultados de análise – os resultados de combinações que incluam Load Cases do tipo multi-step podem ser consultados para cada step individual para além das envolventes máximas e mínimas.
Esforços de dimensionamento – todos os conjuntos de esforços utilizados nas verificações de dimensionamento podem ser consultados através das tabelas Design Forces (DESIGN DATA>Design Forces). Nestas tabelas é possível consultar os esforços de todos os steps individuais pertencentes a cada combinação que inclua um Load Case do tipo multi-step.
Limitações – a opção de dimensionamento Step-by-Step é automaticamente convertida em Envelope para combinações que incluam mais do que um Load Case do tipo multi-step. Por este motivo, nestas situações desaconselhamos a utilização desta metodologia para evitar potenciais sobredimensionamentos. A origem destes sobredimensionamentos será facilmente detetada através das tabelas Design Forces.