Nova plataforma de formação para engenharia
Encontre resposta às suas questões de forma simples e objetiva. Se ainda não ficou totalmente esclarecido, pedimos-lhe que entre em contacto connosco através deste formulário.
O contrato de manutenção é um contrato anual correspondente a cada licença (individualmente) que permite receber atendimento a questões técnicas de forma prioritária, assim como todas as novas versões do software que forem lançadas durante o período de vigência do contrato.
O contrato de manutenção deve ser adquirido juntamente com a licença, ou até 3 meses após a compra da mesma. Manter-se-á válido durante um ano, ao fim do qual terá de ser renovado pelo mesmo valor. No caso de adquirir o contrato de manutenção numa data posterior à data de aquisição da licença (dentro dos 3 meses de tolerância), a data de início do contrato de manutenção será igual à data de aquisição do mesmo. No entanto, para renovações deste contrato, a data de início será a mesma que a data de caducidade, independentemente deste ser renovado até 3 meses após expirar.
Todas as questões técnicas serão abordadas com a maior celeridade possível após o atendimento de todos os utilizadores prioritários.
As licenças são adquiridas de forma definitiva e são renovadas anualmente de forma automática.
A alteração do tipo, nível, ou versão de uma licença será sempre possível mediante a liquidação do valor da diferença entre a licença atual e a licença que deseja adquirir.
As licenças Network, uma vez instaladas num servidor, permitem disponibilizar a(s) sua(s) licença(s) em rede. Desta forma, qualquer computador que tenha o software instalado poderá utilizar as licenças remotamente, uma licença em cada computador. Adicionalmente, as licenças Network podem ser exportadas para outros computadores remotamente, através de um sistema de geração de código de identificação e de geração de licenças temporárias (o número de licenças temporárias exportadas nunca será superior ao número de licenças na posse do utilizador). As licenças Standalone são instaladas num único computador, diretamente, e apenas poderão ser utilizadas em computadores distintos desativando a licença e movendo-a para o computador destino.
Para mais informações poderá entrar em contacto com o departamento comercial (vendas@csiportugal.com).
Em primeiro lugar é necessário perceber que todas as licenças da CSi estão associadas a um código de bloqueio designado “locking-code”. Qualquer alteração que fizer à sua máquina (formatação, alterar componentes internos, etc), pode alterar este código, pelo que a licença deixará de funcionar.
Para evitar que isto aconteça, o utilizador deverá sempre desactivar as licenças antes de fazer alguma modificação à sua máquina. No caso de licenças StandAlone WEB, este procedimento é feito através do executável StandAloneKey.exe, selecionando a opção “Deactivate”. Em licenças Network WEB, utiliza-se o executável NetKey.exe, e escolhe-se a opção “Deactivate”.
O executável StandAloneKey.exe pode ser encontrado em: C:Program FilesComputers and Structures[PROGRAMA]CSiLicensing
O executável NetKey.exe encontrado-se em: C:Program Files (x86)Computers and StructuresSentinel RMS [VERSÃO] Utilities
Para mais informações sobre estes dois executáveis, consulte o respectivo manual de utilização (disponível nas pastas acima mencionadas).
Finalmente, no caso de licenças “Manuais”, o utilizador deverá entrar em contacto com a nossa equipa de suporte: suporte@csiportugal.com de forma a emitir um novo ficheiro de licença para o novo locking-code.
Sempre que existe uma nova versão, será notificado pelo próprio programa, que o permitirá descarregar um novo ficheiro de instalação do software. Este, por sua vez, permitirá instalar a versão mais recente do software.
Licenças Web
As licenças deste tipo devem ser renovadas, anualmente, pelo próprio utilizador através do executável “netkey.exe” ou “standalonekey.exe” (conforme o tipo de licença). Utilizando o executável netkey.exe, terá disponível a opção “renew”, enquanto que através do executável “standalonekey.exe”, ao executá-lo, ser-lhe-á apresentada uma mensagem de aviso que permitirá renovar a licença caso esteja prestes a expirar. Estes executáveis podem ser acedidos através da respetiva pasta de instalação.
O executável StandAloneKey.exe pode ser encontrado em: C:Program FilesComputers and Structures[PROGRAMA]CSiLicensing
O executável NetKey.exe encontrado-se em: C:Program Files (x86)Computers and StructuresSentinel RMS [VERSÃO] Utilities
Licenças Convencionais
A renovação de licenças convencionais é feita em primeiro lugar por um técnico CSi, que enviará um ficheiro de licença denominado “lservrc”, com cerca de um mês de antecedência, para o respetivo utilizador. No caso de licenças StandAlone, o utilizador deverá copiar este ficheiro para a pasta de instalação em "C:Program FilesComputers and Structures[PROGRAMA]". Para licenças Network, o utilizador deverá copiar o ficheiro "lservrc" para a pasta “C:Program Files (x86)Computers and StructuresSentinel RMS [Nº da versão] Utilities” e, posteriormente, correr o ficheiro “lsLicense.bat” na mesma pasta.
Este problema acontece normalmente em licenças do tipo Network. No entanto, não deverá ser motivo de preocupação, pois apenas indica que o computador cliente está a aceder às licenças antigas em vez das renovadas. A mensagem deixará de aparecer assim que estas licenças expirarem.
Basta seguir o seguinte procedimento:
- Primeiro deve descarregar e instalar o programa;
- De seguida deverá extrair e copiar o ficheiro de licença (enviado por email), para a seguinte pasta: C:Program FileComputers and Structures[PRODUCT NAME] para licenças StandAlone. Para licenças Network, deverá extrair o ficheiro de licença para uma pasta à sua escolha, abrir o executável WlmAdmin.exe (C:Program Files (x86)Computers and StructuresSentinel RMS
- O passo final será conectar a PEN-USB, verificar que acende uma luz verde, e correr o programa para ver se reconhece a licença. Em acaso de erro, descarregue e instale as drivers da PEN-USB (https://sentinelcustomer.gemalto.com/sentineldownloads/)
Ao serem ativadas num computador, as licenças ficam agregadas a um código que será atribuído a este computador mediante 2 ou 3 critérios. Um destes critérios é o endereço físico (MAC Address), que poderá ser automaticamente alterado numa máquina virtual, o que implica a perda de acesso às licenças. O mesmo acontece com outros dados, alguns dos quais são também utilizados para agregar as licenças ao computador destino. Por esta razão aconselhamos que informe o departamento comercial no momento da compra, caso deseje instalar licenças numa máquina virtual. Desta forma poderemos alterar o tipo de licenciamento da sua encomenda.
As portas que os programas utilizam para se conectarem ao servidor são a 80 e a 443.
Para empresas que atualizaram as suas licenças para uma versão mais atual e desejam regredir para uma versão anterior (que outrora já tenham possuído) para concluir um projeto, será possível o downgrade destas licenças. Da mesma forma, as licenças atuais permitem utilizar algumas versões anteriores, como é o caso da v21 de SAP2000, que permite utilizar a versão 20. No entanto, não é possível fazer o downgrade de SAP2000 v21 para v15 para um utilizador que tenha adquirido a licença já em v16, por exemplo. (Se deseja atualizar ou adquirir uma nova licença, mantendo-a numa versão anterior, deverá informar o departamento comercial ao submeter o seu pedido).
Descrevem-se de seguida as causas mais comuns para estar a ter problemas com a sua licença:
- O computador tem problemas de ligação à internet enquanto faz o processo de activação da licença (firewall, portas, etc);
- O computador foi formatado ou danificado sem desactivar previamente a licença;
- Problemas de internet enquanto desactiva uma licença;
- Quando faz alterações à sua máquina (acontece principalmente em servidores), fazendo com que mude o locking-code.
O utilizador deve experimentar o seguinte processo (no computador cliente):
1. Criar um ficheiro chamado LMHOST.ini
2. Dentro do ficheiro, escrever o nome do servidor, ou o seu endereço de IP.
3. Mover este ficheiro para a pasta " C:Program FilesComputers and Structures[PROGRAMA]".
Se este processo não resultar, o utilizador deve enviar os ficheiros "NetKey1.dll.config" e "NetKey2.dll.config" para suporte@csiportugal.com. Estes ficheiros podem ser encontrados no servidor em: "C:Program Files (x86)Computers and StructuresSentinel RMS [Versão] Utilities"
Esta mensagem aparece quando a licença está bloqueada noutro computador. Se o utilizador fez alguma modificação ao computador onde se encontrava activa a licença, poderá ter alterado o seu locking-code, fazendo com que a licença deixe de funcionar.
Na maior parte dos casos, é necessário que um técnico da CSi liberte a licença. Neste processo, apenas necessitamos que envie os seguintes dados para suporte@csiportugal.com:
1. Abra o executável Wechoid.exe em "C:Program FilesComputers and Structures[PROGRAMA]CSiLicensing"
2. Seleccione as opções "UUID" e "Ethernet Address", tire uma print-screen.
3. Seleccione as opções "UUID", "Ethernet Address" e "CPU Info String", tire uma print-screen.
Se já não tiver acesso ao computador onde estavam instaladas as licenças, envie um email para suporte@csiportugal.com, em que explica o motivo de não conseguir aceder à máquina.
Adicionalmente, para acelerar o processo de resolução do problema, sugerimos que verifique se um dos locking-codes apresentados nos pontos 2 e 3 coincide com o valor apresentado na mensagem de erro. Neste caso, envie também o ficheiro "StandAloneKey.exe.config" para suporte@csiportugal.com. Este ficheiro pode ser encontrado na mesma pasta ("C:Program FilesComputers and Structures[PROGRAMA]CSiLicensing").
Se frequentar alguma formação CSI, serão facultadas as licenças de acesso aos elementos didáticos Gen-Tools sem custos associados. Para aceder aos elementos didáticos de forma independente, poderá fazê-lo através do registo no website www.gen-tools.com para comprar os respetivos elementos. Para mais esclarecimentos contacte suporte@csiportugal.com.
A formação de SAP2000 Universitário é direcionada para estudantes de engenharia civil que, com pouca ou nenhuma experiência no programa, necessitem de realizar cálculo, análise e dimensionamento de estruturas em geral.
A formação de SAP2000 Profissional é direcionada para profissionais de engenharia civil com alguma experiência no programa e com conhecimentos de cálculo, análise e dimensionamento de estruturas em geral.
A formação de SAP2000 Avançado é direcionada para estudantes e profissionais de engenharia civil:
- com sólida experiência em cálculo, análise e dimensionamento de estruturas;
- que realizem cálculos e análises avançadas para estruturas;
- com sólidos conhecimentos em SAP2000.
O material que deverá levar para uma formação CSI depende da formação. Geralmente, pede-se aos alunos que levem o seu próprio computador portátil, devidamente equipado com a(s) licença do(s) programa(s) e o material didático Gen-Tools – estes elementos serão facultados aos formandos na semana anterior ao início da formação. Por vezes, a sala de formação já dispõe de equipamentos informáticos para cada formando. Após efetuada a inscrição e pagamento da formação, cada aluno receberá um e-mail com as indicações necessárias. Para esclarecimentos adicionais contacte formacao@csiportugal.com.
As universidades podem adquirir pacotes de 10 licenças académicas, para utilização dos alunos, de qualquer um dos nossos programas. Podem também adquirir pacotes de 5 licenças, para utilização do corpo docente. Estas licenças apenas podem ser adquiridas mediante um comprovativo em que a sua utilização tem fins exclusivamente educativos. Para esclarecimentos adicionais contacte vendas@csiportugal.com.
As formações à medida são geralmente direcionadas para as necessidades de uma empresa, e os seus conteúdos são definidos com base nas necessidades específicas dos formandos. No entanto, qualquer pessoa poderá obter uma formação à medida. Para mais informações contacte formacao@csiportugal.com.
Mediante a participação em pelo menos 70% da formação, os formandos receberão um certificado oficial de CSI comprovando a sua participação na respetiva formação.
As formações on-line são formações à medida cujos conteúdos são definidos pelas necessidades do(s) formando(s). Geralmente, são requisitadas por engenheiros que não residem na península ibérica e pretendem especializar a sua formação num determinado tipo de atividade. Para mais informações contacte formacao@csiportugal.com.
Tem 4 opções:
Nesta situação deverá enviar um email para suporte@csiportugal.com a pedir para ser incluído numa lista de Free Upgrade Automático, referenciando quais as licenças que pretende que estejam incluídas neste processo. A partir desse momento, a CSI Portugal iniciará de forma automática o pedido de upgrade da licença sempre que uma nova versão seja lançada.
Para tal, deverá considerar a data do último dia em que teve o seu contrato de manutenção ativo e consultar a seguinte tabela que lhe permite conhecer a última versão a que tem direito:
|
Caso pretenda fazer um upgrade para uma versão posterior a que tenha direito e a mesma não for a versão atual nesse momento, aconselhamos a entrar em contacto com a CSI Portugal para o referido upgrade. Caso tenha direito à versão atual, poderá seguir os procedimentos sugeridos na questão da alínea a).