Skip to main content
Skip to footer

Informação Geral

O programa Steel Connection Studio (SCS) permite realizar o dimensionamento das principais ligações metálicas para estruturas. Possui uma interface de utilização muito versátil para o cálculo de ligações metálicas pré-definidas ou para a realização de verificações genéricas de perfis, parafusos e soldaduras.

A possibilidade de conectar diretamente com modelos SAP2000 e ETABS, através da utilização da API dos programas CSI, permite garantir a precisão dos resultados e a eficiência de trabalho.

Através da simples seleção dos nós e objetos de barra nos modelos SAP2000 e ETABS, é possível importar automaticamente os esforços (M3, M2, V2, V3, N e T) para qualquer combinação de ações. Para além dos esforços, o programa detecta automaticamente os materiais e secções dos perfis da ligação, recorrendo a bases de dados compatíveis. Outra das possibilidades é a deteção de ligações semelhantes no modelo SAP2000 e ETABS, identificando os perfis no modelo com as mesmas secções e que sejam compatíveis com o tipo de ligação em causa.

Ao nível da definição da geometria da ligação, existem múltiplas opções de configuração, tipos de chapas e reforços, sendo possível adicionar chapas e reforços para aumentar a resistência dos componentes da ligação e otimizar o seu dimensionamento.

O programa tem disponíveis vários regulamentos para o dimensionamento de ligações metálicas, como o Eurocódigo 3 Parte 1-8, as normas americanas (AISC LRFD e AISC ASD), alemãs (DIN 18800), indianas (LSD IS800:2007), anglo-saxónicas (BS 5950), entre outras.

Quando a segurança das ligações não é cumprida, são apresentadas mensagens com sugestões para auxiliar o utilizador no processo de dimensionamento. Relativamente aos relatórios de cálculo, existem várias opções para geração dos mesmos, permitindo visualizar os componentes mais fracos que condicionam a resistência da ligação, e todas as fórmulas regulamentares utilizadas na verificação dos componentes. Os relatórios podem ainda ser exportados para formato Word.

Todas as ligações metálicas podem ser exportadas para o AutoCAD através de ficheiros DXF, possibilitando o desenho automático da ligação dimensionada pelo utilizador.

Características e Funcionalidades →
Versão de Avaliação

É necessário login para fazer o download da versão de avaliação deste software.

Se ainda não está registado pode fazê-lo aqui.