Saltar para o conteúdo principal
Saltar para o rodapé

Alteração de condições de apoio de uma estrutura

A alteração das condições de apoio é uma das funcionalidades do faseamento construtivo que permite ao engenheiro analisar os efeitos na estrutura para diferentes fases de utilização, sem a necessidade de recorrer a múltiplos modelos.

Para este tipo de análise, qualquer apoio deve ser modelado como um elemento link, sendo necessário utilizar uma rigidez elevada em vez de considerar os graus de liberdade fixos. Os valores das rigidezes devem ser suficientemente grandes, mas não demasiado grandes, devido aos problemas numéricos que possam causar. O utilizador deve escolher valores de rigidez entre 100 - 10 000 vezes maior que a rigidez dos elementos ligados que se prevêm sofrer deformação. Recomendamos a utilização de valores na ordem de 1x1011 kN.m (ou kN.m/rad) para modelar o comportamento rígido de elementos de betão armado.


Aplicável aos programas:

  • SAP2000
  • ETABS
  • CSI Bridge


Funcionalidades:

  • Nonlinear Staged Construction Analysis

  • Link – Linear

  • Link Change Section

  • Save Results at the End of Each Stage

 
 

 

 

 

Em primeiro lugar é necessário definir as propriedades dos links para a situação apoiada (fully supported) e deslizante (roller), através do menu Define -> Section Properties -> Link/Support Properties.


Link: Roller

 

LinkFully Supported



Modelou-se uma viga de betão armado (C30/37) com secção 30x60cm e comprimento total de 8.0m. Foi adicionado um link do tipo Roller na coordenada x=5.0m e as seguintes cargas: DEAD = 20 kN/m e LIVE = 12 kN/m.


 

Em seguida criou-se o grupo BEAM para ser posteriormente adicionado nos casos de análise de fasemamento construtivo, através da opção Define -> Groups.




EXERCÍCIO 1:

Consiste em mostrar como se adiciona um apoio à estrutura através das opções de faseamento construtivo. Criou-se um caso de análise designado por Add a Restraint com 2 stages. No stage 1 foi adicionada a estrutura e o respetivo peso próprio, introduzindo-se posteriormente as restantes cargas e o link do tipo roller no stage 2.


Stage 1 - Descrição das operações

 

Stage 2 - Descrição das operações
 



Em seguida mostra-se os momentos fletores na viga no Step 1 e Step 2 e um resumo das operações de faseamento construtivo realizadas.


 


EXERCÍCIO 2:

Consiste em mostrar como se modifica as condições de apoio de uma estrutura através das opções de faseamento construtivo. Criou-se um caso de análise designado por Modify a Restraint com 2 stages. No stage 1 foi adicionada a estrutura com o respetivo peso próprio e o link do tipo roller, introduzindo-se no stage 2 as restantes cargas, juntamente com a alteração do link, que passou a ser do tipo Fully supported. A alteração do apoio de conectividade é possível através da opção Change Section -> Object type -> Link. Esta funcionalidade está presente apenas na versão mais recente do programa.


Stage 1 - Descrição das operações

 

Stage 2 - Descrição das operações



Em seguida mostra-se os momentos fletores na viga no Step 1 e Step 2 e um resumo das operações de faseamento construtivo realizadas.




EXERCÍCIO 3:

Consiste em mostrar como se remove um apoio de uma estrutura através das opções de faseamento construtivo. Criou-se um caso de análise designado por Remove a Restraint com 2 stages. No stage 1 foi adicionada a estrutura com o respetivo peso próprio e o link do tipo roller. No stage 2 introduziu-se as restantes cargas na estrutura e eliminou-se o apoio tipo roller, voltando à situação inicial de conectividade da viga.


 Stage 1: Descrição das operações

 

Stage 2: Descrição das operações



Em seguida mostra-se os momentos fletores na viga no Step 1 e Step 2 e um resumo das operações de faseamento construtivo realizadas.