Nova plataforma de formação para engenharia
BIM (Building Information Modeling)
As aplicações CSI permitem o fluxo de dados bidirecional com outras aplicações compatíveis com BIM, através do formato que está na génese e definição do conceito BIM, designado por IFC (Industry Foundation Classes).
Este formato é uma norma que descreve a representação de dados que deve existir em ficheiros, independentemente da aplicação que os importe ou exporte.
Os programas CSI têm ferramentas específicas para importação de ficheiros DWG e DXF, nomeadamente:
1) Plantas de arquitetura → Importação de um piso através das respetivas layers
2) Sistemas de grelhas → Importação dos eixos estruturais através de objetos
3) Piso → Importação de um piso (laje, pilares, vigas, etc) através de objetos
4) Modelo 3D → Importação de um modelo tridimensional através de objetos
CSiXRevit é um plug-in que pode ser instalado no Revit para permitir o intercâmbio de informações entre os programas SAP2000, ETABS, SAFE e Autodesk Revit Structure. É uma ferramenta com grande potencial que permite a integração de todos os modelos das várias especialidades e promove a produtividade entre as equipas de projeto. Esta conexão suporta os seguintes processos:
1) Exportação de um modelo do Revit Structure para criar um novo modelo em SAP2000, ETABS e/ou SAFE
2) Exportação de um modelo do Revit Structure para atualizar um modelo existente em SAP2000, ETABS e/ou SAFE
3) Importação de um modelo de SAP2000, ETABS e/ou SAFE para criar um novo modelo no Revit Structure
4) Importação de um modelo SAP2000, ETABS e/ou SAFE para atualizar um modelo existente no Revit Structure
O programa Tekla Structures pode conectar bidirecionalmente com os produtos CSI a partir da API do SAP2000 e ETABS. O intercâmbio de informação realiza-se através de um plug-in que se instala diretamente no Tekla, permitindo iniciar o modelo nos programas SAP2000, ETABS e/ou Tekla, e em seguida, transferir toda a informação e dados entre estes produtos.
Quando se realizam alterações nos modelos de SAP2000 e ETABS, é possível transferi-las para o modelo existente em Tekla Structures. Por outro lado, também é possível exportar as alterações realizadas no modelo Tekla Structures para os modelos existentes em SAP2000 ou ETABS.
Para além disso, o programa SCS também permite a conexão direta com modelos Tekla através das opções importação/exportação, possibilitando trocas de informação precisas sobre ligações metálicas.