Skip to main content
Skip to footer

CSiPlant

NOVA GERAÇÃO DE SOFTWARE PARA MODELAÇÃO E DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL DE SISTEMAS DE TUBAGEM

O CSiPlant é um produto de software de engenharia para a análise e projeto integrado de sistemas de tubagem e estruturas de barras, que inclui verificações de conformidade de códigos de tubagem com fatores de intensificação de tensão e flexibilidade que são calculados e aplicados automaticamente.

O CSiPlant proporciona tecnologia de análise avançada aos engenheiros de “piping” e de estruturas que trabalham nos setores de processos industriais, energia, condutas e offshore.

O CSiPlant usa componentes, tipos de suporte de tubagem e abordagens de modelação que são familiares aos engenheiros de “piping” e de estruturas nas indústrias de processo e energia.

 

ANÁLISE

O CSiPlant apresenta uma nova geração de capacidades de análise e dimensionamento exclusivos para o setor.

 

ANÁLISE P-DELTA

A análise P-Delta, também conhecida como não-linearidade geométrica de segunda ordem, envolve as relações de equilíbrio e compatibilidade de um sistema estrutural carregado na sua configuração deformada. Também se têm em conta as mudanças do mundo real na rigidez dos elementos devido aos respetivos esforços axiais. A análise P-Delta é agora um requisito de dimensionamento na maioria dos regulamentos.

 

SEQUÊNCIA DE CARREGAMENTOS

O CSiPlant oferece possibilidades ilimitadas de modelação de sequências não-lineares de carregamentos, permitindo considerar a ordem de aplicação das cargas. Uma vez que o atrito atua de forma diferente durante o arranque, fecho, ou outras condições de carga, é muitas vezes necessário ter em conta a sequência de carregamento, incluindo a sequência de carga e descarga térmica, para determinar reações e tensões nos piores casos.

 

ANÁLISE DE ENCURVATURA

A encurvadura pode ser um problema de dimensionamento numa série de aplicações de diversos sistemas de tubagem, incluindo a análise de tubagem encamisada, a deformação devida ao gradiente térmico, tubos de plástico e GRP, pipe racks com ancoragens intermédias, condutas elevatórias altas, entre outros. Utilizando as opções de análise de encurvadura linear (Eigen buckling) e encurvadura não-linear de grandes deslocamentos, o CSiPlant torna bastante prática a verificação da encurvadura durante a fase de dimensionamento.

 

REQUISITOS DE DIMENSIONAMENTO (DESIGN REQUESTS)

Os Requisitos de Dimensionamento (DR) permitem que os casos de carga sejam analisados ​​de acordo com diferentes opções de dimensionamento, incluindo opções que podem exigir a alteração da matriz de rigidez, sendo para isso necessário realizar análises separadas. Podem-se analisar e dimensionar diferentes partes de uma rede de tubagem usando diferentes opções de dimensionamento.

 

ANÁLISE TIME-HISTORY NÃO LINEAR

Estão disponíveis as análises não lineares dinâmicas time-history por superposição modal (FNA – Fast Nonlinear Analysis) ou por integração direta para qualquer tipo de carregamento, incluindo acelerações, cargas pontuais, deslocamentos impostos e cargas térmicas. Os modelos de análise de tensões em tubagens geralmente incluem atrito não-linear, folgas e/ou molas multilineares para obter resultados mais precisos. O uso de análises não-lineares elimina a necessidade de linearizar condições de fronteira não-lineares.

 

INTEGRAÇÃO CON OUTROS PROGRAMAS

O CSiPlant permite a integração entre modelos de tubagens e programas de análise estrutural. Importe um modelo detalhado de análise estrutural do SAP2000 para o CSiPlant e conecte-o automaticamente ao modelo de tubagem para uma análise não linear integrada e respetivo dimensionamento. Importe geometria a partir de um ficheiro CII.

 

INTEROPERABILIDADE COM O SAP2000

A importação de um modelo do SAP2000 para o CSiPlant é completa e inclui cargas, seções de barra, eixos locais, rótulas, grelhas, restrições de apoio, definições de massa e outras propriedades e definições. As reações nos suportes de tubagem, obtidas através da análise acoplada no CSiPlant podem ser exportadas seletivamente para o SAP2000 com opções para filtrar por seção de tubagem e caso de carga. As reações do SAP2000 podem ser exportadas automaticamente para o SAFE para o dimensionamento de fundações de betão armado, para integrar a análise e dimensionamento de fundações com a análise da estrutura e tubagem.