Nova plataforma de formação para engenharia
Com a entrada em vigor dos Eurocódigos Estruturais, que após o período inicial de transição terão de ser obrigatoriamente cumpridos na elaboração dos projetos de estruturas de edifícios, surgem novos desafios computacionais e de dimensionamento para os quais devemos estar preparados.
Sempre com um foco forte na compreensão da aplicabilidade dos conceitos dos Eurocódigos 2 e 8, vamos partilhar convosco uma série de 3 webinars para abordar esta nova metodologia, desafios, dificuldades, alternativas e melhores práticas, utilizando o ETABS e o SAP2000.
ATENÇÃO: As inscrições são independentes para cada sessão. Se pretender assistir à série completa terá de se inscrever em cada uma das 3 sessões.
Neste webinar iremos abordar e exemplificar todos os passos necessários para classificar e compreender o nosso sistema estrutural assim como revisitar conceitos e aspectos fundamentais da análise dinâmica através de elementos finitos e espectro de resposta. Os seguintes temas serão abordados:
Iremos aprender a tirar partido de vários aspetos avançados do SAP2000 e ETABS para tornar o projeto mais prático sem perder controlo detalhado sobre os processos e hipóteses considerados.
INFORMAÇÃO E INSCRIÇÃO NA SESSÃO 1
Neste webinar iremos desenvolver os modelos estruturais necessários para o cálculo das estruturas sísmicas primarias e secundárias. Nomeadamente:
Iremos também proceder ao dimensionamento e verificação da estrutura sísmica primaria:
Nesta sessão iremos abordar a difícil tarefa de realizar o dimensionamento elástico das estruturas sísmicas secundárias e perceber o processo iterativo que pode ter que haver na classificação de estrutura primaria vs secundária e por outro lado algumas limitações estruturais que podem naturalmente surgir na tipologia utilizada em zonas onde os deslocamentos relativos sejam maiores. Resumindo, serão abordados os seguintes temas:
Cálculo de esforços nos elementos secundários
Verificação de VRD e MRD de elementos secundários
Verificação de punçoamento
Inconsistência na tentativa de dimensionar elementos secundários em ductilidade
Possíveis processos iterativos para reclassificar elementos secundários em primários.