Skip to main content
Skip to footer

SAP2000 - Verificação e dimensionamento de perfis de aço enformados a frio

June 16, 2021

O dimensionamento / verificação de elementos estruturais de aço enformado a frio de acordo com o Eurocódigo 3 Parte 1-3 foi recentemente integrado no programa SAP2000 e tem as seguintes características gerais:
 

O início do processo de dimensionamento, juntamente com o controlo dos vários parâmetros, é realizado utilizando o menu Design, tal como acontece com os restantes módulos de dimensionamento integrados no programa.

O dimensionamento pode ser executado sempre que os resultados de análise de um modelo estrutural que inclua elementos enformados a frio estejam disponíveis. Os dados do modelo e de análise, tais como propriedades dos materiais e esforços atuantes, são recuperados diretamente a partir da base de dados do modelo e são utilizados no processo de verificação de acordo com as definições de dimensionamento.

Os efeitos de segunda ordem de cada elemento (P-δ) estão incluídos nas verificações, e os efeitos P-Δ globais podem ser considerados facilmente com recurso a análises não-lineares P-Delta. 

As verificações incluem o cálculo das propriedades efetivas relacionadas com a instabilidade local e distorcional, tendo em conta as condições de carregamento e rigidez de cada componente da secção transversal.

A versão CEN do código encontra-se ativa por defeito, mas é possível escolher nas preferências de dimensionamento 12 diferentes anexos nacionais específicos de cada país, incluindo Portugal. Esta alteração conduzirá à definição automática dos Parâmetros Determinados a nível Nacional para o país selecionado.

Como em todas as aplicações de dimensionamento, o utilizador deve rever cuidadosamente todas as opções e configurações por defeito para assegurar que o processo de dimensionamento é consistente com suas expectativas.

Recomendamos a leitura do manual em anexo antes de utilizar estes algoritmos de dimensionamento, para se familiarizar com quaisquer limitações ou pressupostos que se tenham assumido.
Além disso, também poderá ser útil consultar os exemplos práticos em anexo com os respetivos cálculos detalhados passo-a-passo.
 
Nota - Toda a documentação anexada nesta notícia vem incluída com o programa SAP2000.