Nova plataforma de formação para engenharia
O início do processo de dimensionamento, juntamente com o controlo dos vários parâmetros, é realizado utilizando o menu Design, tal como acontece com os restantes módulos de dimensionamento integrados no programa.
O dimensionamento pode ser executado sempre que os resultados de análise de um modelo estrutural que inclua elementos enformados a frio estejam disponíveis. Os dados do modelo e de análise, tais como propriedades dos materiais e esforços atuantes, são recuperados diretamente a partir da base de dados do modelo e são utilizados no processo de verificação de acordo com as definições de dimensionamento.
Os efeitos de segunda ordem de cada elemento (P-δ) estão incluídos nas verificações, e os efeitos P-Δ globais podem ser considerados facilmente com recurso a análises não-lineares P-Delta.
As verificações incluem o cálculo das propriedades efetivas relacionadas com a instabilidade local e distorcional, tendo em conta as condições de carregamento e rigidez de cada componente da secção transversal.
A versão CEN do código encontra-se ativa por defeito, mas é possível escolher nas preferências de dimensionamento 12 diferentes anexos nacionais específicos de cada país, incluindo Portugal. Esta alteração conduzirá à definição automática dos Parâmetros Determinados a nível Nacional para o país selecionado.
Como em todas as aplicações de dimensionamento, o utilizador deve rever cuidadosamente todas as opções e configurações por defeito para assegurar que o processo de dimensionamento é consistente com suas expectativas.