Saltar para o conteúdo principal
Saltar para o rodapé

3DMacro – lançamento

Janeiro 18, 2024

3DMacro – Software de macro-elementos para análise e avaliação sísmica de edifícios de alvenaria, betão armado ou mistos

Temos o prazer de anunciar o lançamento em Portugal do 3DMacro, que surge da recente parceria entra a CSI Portugal e a Gruppo Sismica.

 

Uma crescente necessidade no âmbito do projeto estrutural

Está familiarizado com os Relatórios de Avaliação da Vulnerabilidade Sísmica de Edifícios Existentes? Considerando que é um elemento de projeto obrigatório desde 2023, o 3DMacro é um software a considerar neste contexto.

O 3DMacro surge pela necessidade de tornar mais fáceis, fiáveis, mais precisas e mais robustas as análises sísmicas de edifícios existentes de alvenaria ou mistos.

 

Inovação do estado da arte em modelação de painéis de alvenaria

Com um carácter inovador quanto à tipologia de elementos usados, em vez dos tradicionais elementos de barra equivalentes, são usados potentes macro-elementos. 

Estes macro-elementos permitem uma maior flexibilidade no que diz respeito à modelação das descontinuidades geométricas e de materiais, contribuindo para a redução dos níveis de incertezas e simplificações na modelação.

Para estes elementos, são verificados e modelados os seguintes tipos de rotura:

  • rotura por tração e esmagamento devido à flexão e corte
  • rotura devido ao deslizamento

 

Poderosas análises não-lineares de pushover

O 3DMacro recorre a análises não-lineares (pushover) para determinar as curvas de capacidade do edifício em estudo. Toda a calibração do 3DMacro foi efetuada com modelos complexos de SAP2000 na fase inicial de desenvolvimento.

Este processo no 3DMacro é rápido e transparente, usufruindo de muitas horas de investigação para calibrar e estruturar processos complexos de modelação não-linear em passos relativamente simples na aplicação.

 

O carácter prático no projeto

Após a análise é-nos possível obter, de uma forma imediata e visual, quais as zonas da estrutura que estão a condicionar a análise, assim como os respetivos níveis e tipo de dano.

Conseguimos assim confrontar a capacidade real de um edifício com a capacidade necessária para que este resista ao sismo. 

Nos casos em que a estrutura não verifica os requisitos impostos pela norma e com base nos resultados obtidos, conseguimos tomar medidas de reforço e aplicá-las diretamente ao nosso modelo de forma simples e rápida. 

 

Consulte aqui mais informações sobre o 3DMacro, para conhecer em mais detalhe as suas características ou entre em contacto com o nosso departamento de Engenharia.