
A última atualização do LusoCAD 2025 (BUILD 250218) introduz importantes melhorias de desempenho, aumentando significativamente a eficiência em todas as fases de desenho. Pode consultar abaixo um resumo das otimizações:
1. Desempenho na Abertura de Desenhos
- Desenhos com Entidades 3D: A abertura de ficheiros com grande número de objetos 3D foi bastante acelerada. Em 60 exemplos testados, o tempo médio de abertura diminuiu para metade (ou menos).
- Desenhos com Hatches Sólidos (SOLID): Em 22 exemplos com mais de 200.000 hatches sólidos, a abertura foi mais de 100% mais rápida em média.
- Desenhos com Multi-line Texts: O tempo de abertura de ficheiros com grande volume de texto em múltiplas linhas foi reduzido em mais de 50% em média.
2. Otimização de Visualização 3D
- O desempenho de atualização na exibição de estilos visuais 3D foi significativamente melhorado. Em 60 desenhos testados, o estilo “Sombreado” (Shaded) acelerou cerca de 90%, o “Realista” (Realistic) 117% e o “Sombreado com Arestas” (Shaded with edges) 240%.
3. Otimização dos textos Multi-line
- A cópia de textos extensos ficou mais de 20% mais rápida, e a colagem foi melhorada em mais de 60%.
- Foram também eliminados bloqueios ocasionais durante a edição e eliminação de textos longos.
4. Otimização de Blocos
- Criar blocos está, em média, 60% mais rápido.
- Explodir blocos teve um ganho de mais de 30% em eficiência.
5. Melhorias na Seleção
- A função “selecionar tudo” (Select All) obteve um ganho superior a 15% no desempenho.
- A seleção por janela (window selection) aumentou a velocidade em mais de 10%.
6. Gestão de Layers
- O abrandamento que ocorria ao congelar e descongelar um grande número de layers foi drasticamente reduzido. Em ficheiros com mais de 20.000 layers, o tempo de congelar/descongelar diminuiu de 300 para menos de 1 segundo. Em 5.000 layers, passou de 25 segundos para cerca de 0,2 segundos.
7. Desempenho de Snap
- O snap em objetos complexos tornou-se fluido, sem atrasos. Foram igualmente corrigidas todas as situações reportadas de lentidão no snap.
8. Desempenho de Fecho
- O tempo de fecho de desenhos complexos foi reduzido em mais de 40%.
Estas otimizações colocam o LusoCAD 2025 num patamar ainda mais elevado de rapidez e estabilidade, refletindo o nosso foco constante em facilitar o trabalho dos utilizadores.
Se já utiliza o LusoCAD, pode verificar se está a utilizar a versão mais recente através de:
Para quem ainda não experimentou a nossa solução CAD, recomendamos o download da versão de teste em:
https://www.luso-cad.pt/. Durante 30 dias, poderá utilizar o LusoCAD sem quaisquer restrições. Após esse período, continuará a abrir ficheiros e a recorrer a todas as funcionalidades, mas não será possível guardar as alterações realizadas nos desenhos.