Saltar para o conteúdo principal
Saltar para o rodapé

BIM no Projeto de Estruturas e no Planeamento da Construção

Março 17, 2016

A CSI Portugal foi convidada pelo FUNDEC - IST a participar no curso sobre "BIM no Projeto de Estruturas e no Planeamento da Construção", realizado no dia 9 de Março de 2016.

O curso foi dirigido aos diversos níveis e sectores da indústria da Arquitectura, Engenharia e Construção (AEC), tendo como principal objetivo dar a conhecer os recentes projetos e softwares desenvolvidos para a gestão dos modelos BIM em todas as fases do seu processo.

A integração das diferentes especialidades inerentes a um projeto de um edifício constitui um processo complexo de coordenação, quando apoiado no registo e interpretação de desenhos. A tecnologia Building Information Modelling (BIM), tem vindo a ser implementada na indústria da AEC, contribuindo positivamente para um melhor desempenho da coordenação de projetos e acompanhamento de obra.

O BIM é definido como uma representação digital do edifício, contendo toda a informação necessária à construção, fortemente apoiada na modelação paramétrica e na padronização como base de transferência de dados entre especialidades. O projeto de estruturas, elaborado no âmbito da metodologia BIM, depende da capacidade de interoperabilidade entre as ferramentas de base BIM e os sistemas de análise estrutural. A tecnologia avançada de modelação no contexto BIM apoia a análise de incompatibilidades entre especialidades num projeto e o planeamento e a gestão da construção.

A CSI Portugal apresentou, com base em estudos e situações reais, o processo de modelação BIM associada à análise de estruturas.