Skip to main content
Skip to footer

Dispositivos de amortecimento viscoso - San Bernardino Justice Center

May 4, 2016

O Centro de Justiça SAN BERNARDINO é o edifício mais alto de San Bernardino, na Califórnia, e um dos edifícios com maior isolamento sísmico existente nos Estados Unidos.

Está localizado numa das regiões sísmicas mais ativas dos EUA e a sua conceção teve como objetivo a implementação de um sistema anti-sísmico que minimize a manutenção destes dispositivos a longo prazo.

A estrutura deste edifício consiste em lajes mistas com funcionamento a ações horizontais do tipo “Special Moment Frames (SMF)” em praticamente todos os pórticos, de acordo com a norma AISC 360. Possui ainda 184 dispositivos de amortecimento viscoso acoplados com sistemas de contraventamento.

Estes dispositivos foram modelados utilizando os elementos “link” no ETABS para simular o amortecimento não-linear viscoso, sendo dimensionados para os valores máximos de deslocamento e força considerados para uma ação sísmica.

A utilização dos amortecedores viscosos permitiu reduz significativamente o corte basal e os deslocamentos relativos entre pisos que poderiam provocar o dano na estrutura. Todos estes aspetos foram analisados recorrendo às funcionalidades específicas do ETABS ao nível das análises dinâmicas não lineares.

Consulte o artigo completo aqui.
 

Vista geral e construção do edifício
 

 Pormenor do dispositivo de amortecimento viscoso
 

Montagem do dispositivo de amortecimento viscoso em obra

Ficheiros para download