Nova plataforma de formação para engenharia
Modelação
A definição de secções retangulares e circulares de betão armado é praticamente imediata, bem como a posterior edição.
Qualquer secção poligonal pode ser facilmente criada e editada, bem como as respetivas zonas confinadas.
Pode-se definir qualquer geometria adicional para ser subtraída à secção transversal, com a finalidade de criar secções vazadas complexas, ou simplesmente para recortar a secção original.
As ferramentas de edição permitem a alteração interativa das dimensões da secção. As opções “move”, “flip”, “mirror” e “rotate” são úteis para posicionar as secções transversais e respetivas formas no local desejado. Existem ainda ferramentas para combinar secções e editar os respetivos nós, nomeadamente o “stack”, “align”, “subtract” e “merge”.
Estão disponíveis mais de 50 formatos paramétricos e mais de 3000 secções metálicas standard, prontas para serem utilizadas em pilares mistos. A definição de secções complexas poderá ser realizada através da junção de várias secções paramétricas ou através do desenho arbitrário das mesmas.
Pode-se adicionar armaduras com qualquer diâmetro e em qualquer local da secção através das ferramentas disponíveis, permitindo a distribuição de armaduras de forma isolada, nos cantos e faces laterais da secção, e ao longo do seu perímetro. As armaduras podem ser posicionadas arbitrariamente através de diversas ferramentas de alinhamento e distribuição.
Para modelar os materiais e respetivas propriedades, é possível utilizar diferentes curvas de tensão-deformação para cada objeto definido. Estas curvas incluem diferentes modelos de comportamento para o betão de acordo com o confinamento e para o aço.
Ações
Visualize os esforços e a capacidade de um pilar em 2D e 3D.
O CSiCol pode dimensionar os pilares para os esforços axiais e momentos especificados diretamente pelo utilizador, ou incrementar os momentos para ter em conta os efeitos de segunda ordem, seguindo a metodologia preconizada no regulamento selecionado.
Existem diversos casos de condições de fronteira das extremidades dos pilares, de forma a permitir que o programa calcule corretamente os comprimentos de encurvadura.
Análise
O CSiCol calcula as tensões para o esforço axial, e momentos biaxiais. Pode-se consultar mapas 2D e 3D das tensões em estado fendilhado para secções de betão armado e mistas.
As tensões e extensões no betão e armaduras podem ser determinadas para um dado carregamento, assim como a posição e localização da linha neutra.
Dimensionamento
O CSiCol gera curvas de interação P-M para momentos em qualquer direção e curvas M-M para qualquer nível de carga axial. Também é possível consultar a orientação da linha neutra e os diagramas tensão-deformação para qualquer carregamento.
O CSiCol gera diagramas de momento-curvatura para qualquer secção, permitindo aferir a sua ductilidade. Os diagramas de momento-curvatura podem ser traçados para qualquer orientação do eixo neutro e para um nível de carga axial especificado.
A ferramenta Auto Design executa um processo iterativo para determinar a armadura ótima do pilar, tendo em conta as combinações de ações e os limites definidos pelo utilizador relativamente a diâmetros mínimos e máximos dos varões, recobrimento, espaçamento mínimo de armaduras, percentagem máxima de armadura, limite máximo do rácio de aproveitamento e possibilidade de agrupar varões.
O CSiCol permite gerar múltiplas curvas P-M e M-M, no mesmo gráfico, para diferentes valores da tensão de rotura do betão (fck), tensão de cedência do aço (fyk) ou diâmetro dos varões.
O CSiCol permite consultar uma animação da superfície de interação gerada progressivamente a partir de diferentes ângulos do eixo neutro.
O CSiCol gera diagramas que mostram a variação da curvatura máxima em função do nível de carga axial.
Relatórios
Os resultados podem ser apresentados numa tabela resumo com a verificação de todos os pilares, num relatório simples de uma página por pilar, ou num relatório detalhado customizável.
Importação e Exportação
O CSiCol inclui um modo de importação de pilares desde o ETABS, incluindo os respetivos materiais, secções, carregamentos e condições de fronteira.
É possível importar secções a partir de ficheiros de texto ou DXF. A introdução das combinações de ações pode ser realizada através da importação de ficheiros de texto.