Saltar para o conteúdo principal
Saltar para o rodapé

Novidades

02 Abr | 2024

VIS v17.1.0

As principais melhorias implementadas no VIS v17.1.0 são:

Possibilidade de combinar várias etiquetas de PIERS conectados, definidos num modelo ETABS, para criar um núcleo de betão. O novo objeto será importado no VIS como um elemento de núcleo único e será verificado para as acções PMM dos esforços globais, utilizando a secção composta resultante. Por outro lado, a verificação do corte será efectuada separadamente para cada perna para os esforços locais. 

O novo comando pode ser acedido diretamente a partir do ETABS no menu Tools > Section Cutter. 

 

 

Novos comandos para Guardar e Carregar um ficheiro de configuração contendo as preferências de Código, Design Wizard e Cores. Isto permitirá partilhar as configurações desejadas em diferentes modelos.

 

 

Possibilidade de bloquear uma seleção de elementos para evitar que sejam dimensionados através do Design Wizard. Isto permite "congelar" as armaduras atribuídas a estes elementos nas execuções subsequentes do Wizard.

 

 

 

 ​

 

10 Jan | 2024

VIS v17.0.0

As principais melhorias implementadas no VIS v17.0.0 são:

A janela de verificação ao corte de paredes e vigas de acoplamento foi renovada para proporcionar um acesso direto aos cálculos detalhados.

Está disponível um novo relatório de cálculo detalhado para a verificação ao corte e da capacidade de corte de paredes e vigas de acoplamento. O relatório pode ser facilmente aberto através de um clique no botão correspondente da janela de verificação ao corte.

 

 

O novo relatório detalhado pode ser exportado diretamente em .pdf ou como imagem, para facilitar a sua inclusão na memória de cálculo.

A partir da janela de verificação à flexão composta desviada, está disponível uma nova janela para visualizar a distribuição detalhada das tensões-extensões correspondentes a um conjunto genérico de forças PMM.

 

 

A nova janela de tensões-extensões permite combinar várias secções para estudar o comportamento de secções acopladas

 

 

 

 ​

 

03 Out | 2023

VIS v16.3.0

As principais melhorias implementadas no VIS v16.3.0 são:

A janela de verificação PMM de paredes e vigas de acoplamento foi renovada para permitir um acesso direto aos detalhes de cálculo.

Está disponível um novo relatório de cálculo detalhado para a verificação do PMM de paredes e vigas de acoplamento. O relatório pode ser facilmente acedido através de um clique no botão correspondente da janela de verificação PMM.

 

 

 

O novo relatório detalhado pode ser exportado diretamente em .pdf ou como imagem, para facilitar a sua inclusão em memórias de cálculo.

 

 ​

12 Jul | 2023

VIS v16.2.0

As principais melhorias implementadas no VIS v16.2.0 são:

Está disponível um novo relatório de cálculo detalhado para a verificação PMM de vigas e pilares. O relatório pode ser facilmente aberto através de um clique no botão correspondente da janela de verificação PMM.

 

 

O novo relatório detalhado pode ser exportado diretamente em .pdf ou como imagem, para facilitar a sua inclusão no relatório de cálculo completo.

 

 ​

20 Abr | 2023

VIS v16.1.0

As principais melhorias implementadas no VIS v16.1.0 são:

A janela de verificação das secções ao corte de vigas e pilares foi melhorada para mostrar explicitamente as verificações para todas as diferentes estações e combinações de carga.

Está disponível um novo relatório de cálculo detalhado para a verificação ao corte de vigas e pilares.

 

 

O relatório pode ser aberto através de um clique na combinação correspondente na janela de verificação ao corte.

 

 ​

 

16 Jan | 2023

VIS v16.0.0

As principais melhorias implementadas no VIS v16.0.0 são:

Novos “Ribbon Tabs”, para o dimensionamento e verificação de todos os estados limite ao mesmo tempo. 

 

 

 

Possibilidade de exibir a envolvente dos resultados de dimensionamento, incluindo e excluindo as disposições construtivas, diretamente na interface 3D.    

 

 

 

Acesso rápido ao editor do elemento estrutural, através de um clique com o botão direito do rato sobre o mapa de contornos.  

Acesso rápido a um menu de contexto dedicado, através de um clique com o botão direito do rato sobre o modelo de objetos. 

Novos elementos para definição dos estribos nas zonas de extremidade das paredes (zonas de confinamento). 

 

 

Assistente de dimensionamento automático, para os reforços transversais e confinamento em paredes. 

 

 

Exportação de IFC melhorada, para incluir os estribos e amarrações das paredes. 

 

 

 ​

03 Oct | 2022

VIS v15.3.0

As principais melhorias implementadas no VIS v15.3.0 são:

Nova barra de filtro disponível para cada categoria de objectos dentro do separador de Navegação.

 

 

As armaduras horizontais das secções de parede são agora exibidas como duas barras separadas, dobradas em cada extremidade, em vez de um único objeto retangular. A mesma melhoria foi aplicada à exportação DXF e IFC.

 

 

Possibilidade de selecionar piers e spandrels de paredes diretamente através de um clique do rato ou de uma banda de seleção na vista 3D do modelo.

Correções de bugs menores.

 

 ​

05 Jul | 2022

VIS v15.2.0

As principais melhorias implementadas no VIS v15.2.0 são:

Os comprimentos dos elementos de extremidade nas zonas críticas e não críticas das paredes podem agora ser totalmente customizados. É possível definir 2 comprimentos diferentes por cada perna da secção transversal, bem como eliminar estas regiões.

 

 

Foi implementado um novo algoritmo que otimiza de forma automática os comprimentos dos elementos de extremidade, tendo por base a minimização das quantidades de armadura.  Além disso, para as seções críticas de paredes retangulares, o resultado da otimização será eventualmente ajustado para cumprir os requisitos de ductilidade.

 

 

Cada Section Cut associado a uma parede vertical pode agora ser definido para ser dimensionado com armadura uniforme ou com armadura predominante nas extremidades de cada perna. Este atributo pode ser definido de forma independente para cada parede.

 

 

Foram implementadas várias melhorias no Wizard de dimensionamento automático de paredes. 

Correção de alguns erros de menor relevância.

 

 

 ​

 

04 Abr | 2022

VIS v15.1.0

As principais melhorias implementadas no VIS v15.1.0 são:

As funcionalidades do editor de pilares foram consideravelmente melhoradas: as verificações de esforços normais e de corte nos nós encontram-se agora disponíveis no editor e um novo separador dedicado aos nós foi acrescentado para rever e editar o reforço de corte nestas zonas.

 

 

O plugin Seismic Performance Finder é agora compatível com o Eurocódigo 8, parte 3. O plugin permite o cálculo automático do espectro elástico crítico de edifícios existentes de betão armado.

 

 

Possibilidade de calcular o domínio PMM elástico das secções utilizando uma distribuição de tensão parabólica para o betão, para além da distribuição linear por defeito. Isto aplica-se apenas ao código italiano (NTC2018 e NTC2008).

 

 

Correções de erros menores.

 

 ​

27 Jan | 2022

VIS v15.0.0

As principais melhorias implementadas no VIS v15.0.0 são:

Já está disponível o novo plugin Towers para SAP2000 e CSiBridge. Este novo plugin amplia as capacidades de análise de edifícios de pequena e grande altura, nomeadamente o cálculo dos centros de massa e rigidez dos pisos, verificação da rigidez torsional, verificação da sensibilidade aos efeitos de segunda ordem, cálculo dos deslocamentos máximos dos pisos, deslocamento relativo entre pisos (drifts), cálculo das resultantes de forças aplicadas nos pisos e apresentação gráfica dos esforços em altura.

 

 

Informações adicionais de armaduras de esforço transverso nos nós Viga-Pilar adicionado às tabelas de Pilares.

 

 

Possibilidade de isolar a apresentação gráfica de nós Viga-Pilar nas opções de visualização.

Possibilidade de exportar uma parede para IFC, diretamente a partir do editor de armaduras.

 

 

Correção de alguns erros de menor relevância.

 

 ​

01 Out | 2021

VIS v14.3.0

As principais melhorias implementadas no VIS v14.3.0 são:

Editor de Armaduras

Novo diagrama interactivo para traçar a necessidade de armaduras superior e inferior no editor de vigas. A nova ferramenta permite o deslocamento das áreas necessárias para ter em conta da interação corte-flexão. Também é possível realizar a redistribuição de momentos e traçar as áreas correspondentes à armadura aplicada.

 

 

Possibilidade de incluir o diagrama de armadura necessária no layout .dxf.

 

 

Foram adicionados snaps dedicados a End-Offsets e Zonas Críticas no painel de edição de armaduras de vigas.

Possibilidade de exportar vigas, pilares e paredes para .dxf, diretamente a partir do editor correspondente.

Possibilidade de exportar vigas, pilares e paredes para IFC, diretamente a partir do editor correspondente.

 

 ​

A janela de verificação ao corte de paredes e vigas de acoplamento foi renovada para proporcionar um acesso direto aos cálculos detalhados.
A janela de verificação ao corte de paredes e vigas de acoplamento foi renovada para proporcionar um acesso direto aos cálculos detalhados.