Saltar para o conteúdo principal
Saltar para o rodapé

Novidades

23 Dez | 2024

ETABS v22.4.0

As principais melhorias implementadas no ETABS v22.4.0 são as seguintes:

Análise

Foi adicionado um maior controlo sobre os elementos link em modelos com grandes deslocamentos. Este novo comportamento aplica-se a análises não lineares estáticas, de integração direta e de faseamento construtivo em que o parâmetro de não linearidade geométrica tenha sido definido como P-Delta plus Large Displacements.

 

 

 

Dimensionamento de estruturas metálicas e mistas

O ETABS pode agora verificar vigas mistas com grandes aberturas de alma de acordo com as disposições da Publicação SCI 355 e do Eurocódigo 3 - Projeto de Estruturas de Aço - Parte 1-13. Isto inclui vigas com uma secção em I regular e aberturas discretas, bem como vigas casteladas e celulares.

 

 

Performance-Based Design

Verificação da capacidade de deformação de rótulas plásticas de pilares e vigas de betão armado segundo o Eurocódigo 8, parte 3

  • Estado Limite de Colapso Iminente (NC): parte plástica da rotação da corda segundo a expressão A.3
  • Limites automaticamente calculados em função das armaduras longitudinais, características das secções transversais e respetivos materiais
  • Confinamento e armaduras diagonais desprezadas – suposição conservativa, mas tipicamente adequada para estruturas antigas
  • Vão de corte (Lv) assumido, por defeito, igual a L/2, mas com possibilidade de cálculo deste parâmetro em função de um valor de corte especificado
  • Estado Limite de Danos Severos (SD): parte plástica da rotação da corda (A.3.2.3)
Verificação da capacidade de deformação de rótulas plásticas pilares, vigas e contraventamentos metálicos segundo o Eurocódigo 8, parte 3
  • Pilares metálicos – tabela B.1
  • Vigas metálicas – tabela B.1
  • Contraventamentos metálicos – tabelas B.2 e B.3

 

 

Dimensionamento de paredes de betão armado

As verificações de esbelteza ACI 318-19 para a encurvadura de paredes na direção fora do plano são agora realizadas para paredes num único plano (ou seja, PIER 2D) para opções de armadura uniforme e geral.

O dimensionamento de paredes de corte ACI 318-19 considera agora a categoria de dimensionamento sísmico (SDC) ao determinar se é necessária uma verificação da capacidade de corte da parede.

 

 

 

Resultados

O dimensionamento de paredes de betão segundo o Eurocódigo 2 foi melhorado para incluir parâmetros de dimensionamento adicionais, tais como o corte amplificado (Vu,amplificado) para paredes sísmicas, a capacidade de corte da parede (Vrd) e o corte máximo admissível da parede (Vrdc,max).

 

 

 

Dimensionamento de estruturas de betão armado

O resultado do dimensionamento de estruturas de betão ACI 318-19 e AS 3600-2018 foi melhorado com parâmetros adicionais agora reportados para o dimensionamento da esbelteza dos pilares. Para o código ACI 318-19, esses parâmetros são beta_dns, (EI)eff e Pc. Para a norma AS 3600-2018, estes parâmetros são beta_d, φ*Mub e Pc.

 

 

 

Documentação

O manual de referência da análise CSI foi atualizado para incluir conteúdo para pequenas funcionalidades existentes que anteriormente eram apenas descritas na Ajuda, bem como para o estilo e melhor capacidade de pesquisa no ficheiro PDF.

 

 

 

Application Programming Interface (API)

Foram adicionadas novas funções API para permitir a exportação e importação do ficheiro de texto do modelo (.e2k) ou das tabelas da base de dados para Excel, Access, Texto ou ficheiro XML.

 

 

 

01 Out | 2024

ETABS v22.2.0

As principais melhorias implementadas no ETABS v22.2.0 são as seguintes:

Análise

Os seguintes dois tipos de análise no domínio da frequência foram adicionados ao ETABS: 

A análise Steady State: pode ser usada em vez da análise Time-History, que é mais intensiva em termos de computação, frequentemente para casos em que os períodos iniciais de arranque e paragem não são considerados importantes.

A análise Power Spectral Density é um método para realizar uma avaliação probabilística de vibrações aleatórias numa gama de frequências.

 

 

 

Modelo Estrutural

Uma nova propriedade de Link, Amortecedor Viscoelástico Sumitomo, foi adicionada para representar dispositivos de controlo de vibração de borracha de alto amortecimento produzidos pela Sumitomo Rubber Industries. 

 

 

A definição das propriedades das molas de apoio foi melhorada / simplificada de modo que as propriedades simples e não-lineares possam ser especificadas sem ter de definir primeiro um link.

 

 

 

Dimensionamento de vigas mistas

Foram adicionados os códigos indiano IS 11384:2022 e chinês GB50017 para o dimensionamento de vigas mistas.

 

 

 

Interface do utilizador

As informações de pormenorização de armaduras para pilares e vigas de betão podem agora ser acedidas a partir do formulário de clique direito do objeto quando os resultados da pormenorização estão disponíveis.

 

 

O editor de pormenorização de armaduras em Design Strips pode agora ser acedido a partir do formulário de clique direito na Strip quando os resultados de pormenorização de lajes estão disponíveis.

 

 

Foi feita uma melhoria para apresentar a cor dos eixos locais da barra no formulário de definição de secção e os números dos eixos locais ao consultá-los no modelo.

 

 

 

Resultados

Os diagramas de esforços em elementos de barra podem agora ser exibidos com contornos coloridos. 

 

 

 

 

 

31 Mai | 2024

ETABS v22.0.0 - v22.1.0

As principais melhorias implementadas no ETABS v22.0.0 são as seguintes:

Análise

Foi adicionada uma verificação de serviço em pisos em estrutura metálica sujeitos a vibrações causadas por circulação pedonal, de acordo com o AISC Design Guide 11, Capítulo 7.

 

 

 

Modelo Estrutural

Nova melhoria para adicionar a capacidade de geração automática de rótulas não lineares em elementos estruturais, baseada nas recomendações do ASCE 41-23. Isto inclui:

Rótulas em vigas, pilares e contraventamentos metálicos usando a norma de referência AISC 342-22, conforme especificado no Capítulo 9 do ASCE 41-23.

Rótulas em vigas, pilares, paredes e vigas de acoplamento de betão armado usando a norma de referência ACI 369.1-22, conforme especificado no Capítulo 10 do ASCE 41-23.

 

 

A conversão de vigas curvas de betão em elementos de Shell está agora disponível. Anteriormente, apenas vigas retas podiam ser convertidas.

 

 

 

Ações

Foi adicionada a função do espectro de resposta para o Quirguistão "SNiP KR 20-02:2018".

 

 

Foi adicionado o carregamento de vento automático para o código vietnamita TCVN 2737:2023.

 

 

 

Dimensionamento - Metálicas e Mistas

Foi adicionada a norma AISC 360-22 para o dimensionamento de estruturas metálicas (incluindo as Disposições Sísmicas AISC 341-22), dimensionamento de vigas mistas, dimensionamento de pilares mistos e dimensionamento de ligações metálicas.

 

 

Foi adicionado o dimensionamento de pilares mistos de acordo com a norma de dimensionamento CSA S16-19.

 

 

O dimensionamento de vigas treliçadas metálicas foi melhorado com as seguintes novas funcionalidades:

  • Foi adicionado o novo código de dimensionamento SJI 100-2020.
  • Foi adicionado um novo tipo de secção de viga treliçada, "Secção de Viga Personalizada", cuja definição inclui dados da secção dos componentes.
  • Foi implementado um relatório de cálculo detalhado.

 

 

 

Dimensionamento - Betão Armado

Foi feita uma melhoria para adicionar o dimensionamento ao corte nos nós de ligação viga pilar em estruturas de betão armado conforme o ACI 318-19. O dimensionamento ao corte é agora realizado para:

  • Pórticos Ordinários Resistentes a Momentos (OMF) na Categoria de dimensionamento Sísmico (SDC) B, usando a resistência à flexão nominal das vigas.
  • Pórticos Intermédios Resistentes a Momentos (IMF), usando a resistência à flexão nominal das vigas.
  • Pórticos Especiais Resistentes a Momentos (SMF), usando a resistência à flexão provável das vigas.

 

 

 

Foi adicionada uma melhoria para as paredes especiais em betão armado de acordo com o ACI 318-19. O dimensionamento agora é realizado utilizando a força de corte ampliada e calculada da seguinte forma: Ve = Omega_v * w_v * Vu < 3.0 * Vu), conforme a seção 18.10.3.1. Esta verificação para Paredes Estruturais Especiais não estava presente em versões anteriores.

 

 

Foi feita uma melhoria na norma ACI 318-19 para considerar a interação das forças de corte nas direções principal e secundária, conforme as seções 22.5.1.10 e 22.5.1.11. 

Cálculo das solicitações de corte para paredes com hw / ℓw ≥ 2.0 [Retirada do ACI 318-19(22), Fig. R18.10.3.1.]

 

 

Resultados do Dimensionamento

Foi feita uma melhoria para acelerar o dimensionamento de vigas treliçadas usando processamento paralelo.

 

 

O dimensionamento de vigas treliçadas metálicas de acordo com o código SJI 2010 foi melhorado para que os cálculos de dimensionamento possam agora ser exportados para relatórios e tabelas.

 

 

 

Databases Bibliotecas de Materiais e Bases de Dados

Foi adicionada uma nova biblioteca de materiais dos Estados Unidos de acordo com as especificações ASTM A1085/1085M.

 

 

Foram adicionadas novas secções à base de dados de perfis AISC v16.0.

 

 

 

Relatórios

Os cálculos automatizados de carga de vento para as normas AS/NZS 1170.2:2011 e 2021 foram adicionados ao relatório do projeto.

 

 

 

APPLICATION PROGRAMMING INTERFACE (API)

A API do ETABS foi atualizada para suportar o .NET 8.

 

 

 

 

 

 

01 Dez | 2023

ETABS v21.2.0

As principais melhorias implementadas no ETABS v21.2.0 são as seguintes:

Dimensionamento

O dimensionamento de ligações metálicas está agora disponível para os códigos AISC 360-16 e AISC 360-10. Isto inclui ligações viga-viga, viga-pilar e chapas de base, soldadas e aparafusadas.

 

 

O dimensionamento de estruturas metálicas segundo o Eurocódigo 3 foi revisto e atualizado para cumprir com a errata de 2009, tendo a sua designação sido atualizada de acordo com a emenda mais recente (EN 1993-1-1:2005/A1:2014).

Possibilidade de editar o valor de tang (Θ) utilizado no cálculo da armadura transversal em vigas de betão armado de acordo com o Eurocódigo 2-2004 (Θ é o ângulo entre as bielas comprimidas e o eixo da viga perpendicular ao esforço transverso).

Foram implementadas várias melhorias no dimensionamento de vigas mistas, quer ao nível dos Design Overwrites, quer ao nível da verificação das flechas e de vigas com consolas.

 

Ações

A função de espetro de resposta do TSC-2018 foi melhorada para permitir a especificação dos parâmetros R, D e I.

As cargas automáticas de sismo e a função de espetro de resposta foram adicionadas para o anexo nacional da Malásia do Eurocódigo 8-2004.

 

 

Modelo Estrutural

A funcionalidade de atribuição de rótulas plásticas foi melhorada com quatro novos tipos de distribuição predefinidos:

-1. Pilar/viga, que adiciona uma rótula de momento ou PMM nas extremidades do objeto de barra.

-2. Plasticidade distribuída, que adiciona rótulas ao longo do comprimento do objeto de barra com base numa regra de integração especificada.

-3. Espaçamento igual, que adiciona rótulas com um espaçamento fixo ao longo do comprimento do objeto de bara.

-4. Apoio contínuo, que adiciona uma rótula no centro de cada elemento finito gerado pelo objeto de barra selecionado.

 

 

Análise

Foi implementada uma melhoria para permitir que a definição do "Número de threads (internas) para análise" também controle o número de threads que podem ser utilizadas pelo Solver Multi-threaded. Isto cria menos concorrência pelos recursos e pode acelerar a análise.

 

 

Foi introduzida uma melhoria para acelerar as análisis time-history por integração direta com amortecimento modal adicional especificado para um grande número de modos. Para estruturas de edifícios, os modos de frequência mais elevada respondem normalmente de forma estática a cargas sísmicas e de vento, e o amortecimento proporcional à rigidez é mais eficiente para o amortecimento de frequências elevadas.

 

Resultados

Está agora disponível uma opção para desativar a gravação de resultados de fibras individuais de rótulas de fibras P-M2-M3. Esta opção pode reduzir o armazenamento em disco quando os resultados individuais de tensão-deformação das fibras não forem necessários. Os resultados detalhados destas rótulas mantêm-se disponíveis, incluindo os estados das rótulas, obtidos a partir dos resultados das fibras.

 

Tabelas

As seguintes tabelas de resultados foram paralelizadas para aumentar a velocidade durante a visualização ou exportação: "Joint Displacements", “Joint Displacements - Absolute", "Joint Drifts", "Pier Forces", "Pier Force Status", "Spandrel Forces" e "Spandrel Force Status”. Para além disso, o progresso de uma tabela individual será agora apresentado na barra de estado durante o preenchimento de qualquer uma das tabelas de resultados para visualização/exportação. A barra de progresso é relevante para tabelas que demoram muito tempo a ser apresentadas/exportadas.

 

Interface do utilizador

Foi implementada uma melhoria para permitir desenhar cabos de pós-tensão retilíneos entre dois pontos. Existem agora duas opções disponíveis na janela Propriedades do desenho para o perfil vertical ao desenhar um tendão: Retilíneo e Automático (opção por defeito).

 

Importação e Exportação

Melhoria adicionada para a exportação links não-lineares do ETABS para o Perform3D. São tratados os seguintes tipos de links: 

- 1. ETABS Damper - Exponential  >  Perform3D Fluid Damper 

- 2. ETABS Gap  >  Perform3D Nonlinear Elastic Gap-Hook Bar 

- 3. ETABS Hook  >  Perform3D Nonlinear Elastic Gap-Hook Bar

- 4. ETABS Rubber Isolator  >  Perform3D Seismic Isolator, Rubber Type

- 5. ETABS Friction Isolator  >  Perform3D Seismic Isolator, Friction Pendulum

 

 

Os modelos ETABS exportados para o Perform3D agora incluem cargas uniformes em elementos shell no sistema de coordenadas global. Estas cargas serão exportadas para o Perform3D como cargas nodais concentradas nos nós que formam os elementos shell.

Para os modelos ETABS exportados para o Perform3D, os objectos de barra aos quais é atribuída uma etiqueta Pier ou Spandrel serão exportados para o Perform3D em grupos de elementos separados com base nos seus nomes de etiqueta Pier ou Spandrel.

Os modelos ETABS exportados para o Perform3D agora incluem elementos Gauge Line e Quad.

 

Licenciamento Cloud

Licenças Cloud Sign-in já disponíveis

Acesso ao software CSI através de credenciais de utilizador seguras - sem chaves de ativação.

Acesso às licenças através da internet.

Criação de grupos de licenças para gerir quem tem acesso às suas licenças.

Opção para terminar remotamente uma sessão de licença ativa.

Opção para federar o seu fornecedor de identidade (IdP), permitindo que os utilizadores utilizem as suas credenciais empresariais.

https://wiki.csiamerica.com/display/kb/Cloud+Sign-in+Licensing

 

 

 

14 Ago | 2023

ETABS v21.1.0

As principais melhorias implementadas no ETABS v21.1.0 são as seguintes:

Cargas

Foram implementadas várias melhorias na gestão de funções time-history e de espectro de resposta:

- O processamento de ficheiros grandes de funções, tais como registos de vento, foi tornado mais eficiente em termos de velocidade e armazenamento.
- As funções podem ser adicionadas ou modificadas depois da execução da análise, com o modelo bloqueado.
- Foi dado mais controlo à localização de ficheiros de funções no computador local ou na rede.

 

 

 

Analise

O design paralelizado e a recuperação da resposta tornaram-se mais eficientes em termos de velocidade, utilização de memória e IO de disco para grandes modelos de análise e/ou modelos com muitas funções longas de time-history, como registos de vento. A recuperação da resposta paralelizada afeta algumas tabelas grandes de output e visualizações gráficas demoradas.

 

 

 

Dimensionamento

Nova verificação de largura de fendas segundo o Eurocódigo 2-2004 e a norma Italiana NTC 2008. Esta funcionalidade está disponível para dimensionamento de vigas (M3) e para dimensionamento e verificação de armaduras de pilares. A largura de fendas, a tensão no betão e as tensões no aço são calculadas e comparadas com os limites impostos pelo Eurocódigo 2-2004.

 

 

 

Detailing

Foi efetuada uma melhoria para mostrar os traçados verticais dos cabos de pós-tensão de lajes e vigas nos desenhos de pormenor. Anteriormente, estes traçados eram mostrados na pormenorização no ecrã, mas não nas folhas de desenho produzidas para impressão e/ou exportação.

 

 

 ​

 

06 Abr | 2023

ETABS v21.0.0

As principais melhorias implementadas no ETABS v21.0.0 são as seguintes:

Detailing

O desenho e pormenorização de estruturas de Betão Armado e estruturas Metálicas está agora disponível de uma forma integrada no ETABS, com a possibilidade de gerir múltiplas torres no mesmo modelo.

 

 

As armaduras dos elementos de betão armado, como vigas, lajes, pilares e paredes, podem ser exportadas para Autodesk® Revit® através do plugin CSiXRevit 2023.

 

 

 

Modelo Estrutural

À semelhança do dimensionamento através de Design Strips, os cabos de pré-esforço são agora incluídos no dimensionamento baseado diretamente nos elementos finitos das lajes, e no cálculo de flechas em regime fendilhado (curto e longo prazo).

 

 

 

Cargas

Cargas automáticas de vento e de sismo segundo a NBBC 2020 foram adicionadas. Respetivas funções de espectro de resposta foram também adicionadas.

 

 

Cargas automáticas de vento e de sismo segundo a ASCE 7-22 foram adicionadas. Respetivas funções de espectro foram também adicionadas.

 

 

Cargas atribuídas a barras None e áreas None, aplicadas em qualquer direção local ou global, agora são transferidas para os pisos subjacentes. Nas versões anteriores, apenas as cargas na direção da gravidade eram transferidas.

 

 

Dimensionamento

O dimensionamento de estruturas metálicas segundo a norma AS 4100:2020 foi adicionado.

 

 

O dimensionamento de pilares mistos segundo o Eurocódigo 4 foi adicionado.

 

 

 

Visualização de Resultados

Os modificadores de rigidez usados na análise fendilhada de vigas e lajes estão agora disponíveis para consulta em tabelas.

 

 

O estado de corte do material não linear, bem como o estado das rótulas plásticas gerais de paredes estão agora disponíveis nas tabelas da base de dados, na visualização da deformada e na saída do controlo de desempenho.

 

 

 

Tabelas

As definições das verificações de desempenho podem agora ser editadas com o modelo trancado.

 

 

Application Programming Interface (API)

O suporte para .NET 6 foi adicionado, incluindo um tópico de ajuda na pasta "Key Concepts".

 

 

 

 

 ​

 

 

01 Jul | 2022

ETABS v20.2.0

As principais melhorias implementadas no ETABS v20.2.0 são as seguintes:

Modelo Estrutural

A opção “Specified Rebar Layout" para rótulas plásticas (Hinges) de paredes permite agora a opção de atribuir varões numa orientação para elementos tipo Pier ou numa orientação para elementos tipo Spandrel.

 

 

As propriedades do Link Damper-Exponential foram melhoradas. Adicionou-se uma opção “Extender” que define o comprimento fixo para o grau de liberdade axial. Quando ativado, permite que um dispositivo de amortecimento de comprimento fixo seja modelado junto com extensores de comprimento variável que são determinados automaticamente a partir do comprimento dos objetos de link desenhados. Para efeitos de análise, o “Extender” é efetivamente uma mola linear que está em série com o amortecedor.

 

 

Foram adicionadas bibliotecas de materiais do Canadá, para aço estrutural de acordo com a CSA G40.20-13/G40.21-13, betão de acordo com a CSA A23.3 e aço para armaduras ordinárias segundo a CSA G30.18: 21.

 

 

 

Modelo de Análise

Foram feitos melhoramentos na geração do modelo de análise para modelos com análises Staged Construction e modelos com muitos objetos de área com Line Constraints. 

 

 

 

Dimensionamento

O código de betão “CSA A23.3-19” foi adicionado para o dimensionamento de lajes de betão armado e pré-esforçado.

 

 

O código NZS 3101-06, para lajes de betão armado, foi atualizado para contemplar as emendas 1 a 3.

 

 

Uma nova preferência no dimensionamento de lajes de betão armado está disponível para a norma "ACI 318-19", que permite definir o fator de redução de resistência ao corte dependente da profundidade, Lambda_s, para 1,0 para ensoleiramentos e sapatas segundo a ACI 318-19 13.2.6.2

 

 

 

Cargas

A introdução de cargas de temperatura em objetos de áreas sobrepostos passa a ser feita de forma aditiva. Anteriormente, as cargas de temperatura atribuídas à laje não afetavam os objetos de área nela inseridos.

 

 

Visualização de Resultados

É agora possível ver os resultados das reações integradas em paredes de forma gráfica e em tabelas.

 

 

 

Application Programming Interface (API)

A interface de programação de aplicativos (API) foi melhorada com a adição de funções obter e estabelecer: 

  • Parâmetros para a função de espectro de resposta do NTC 2018 italiano.
  • Preferências de Design e Overwrites para estruturas de aço segundo o código CSA-S16-19.
  • Parâmetros para análises Eigen e Ritz.

 

 

Os seguintes melhoramentos foram feitos na Interface de Programação de Aplicativos (API):

  • O cliente pode conectar-se a qualquer instância em execução do ETABS com base no ID do processo.
  • Um novo comando "Set as active instance for API" foi adicionado ao menu de Ferramentas.
  • Uma nova interface cPluginContract foi adicionada para simplificar o desenvolvimento de plugins.
  • A velocidade foi melhorada para clientes .NET externos que chamam a API encadeando propriedades e métodos em loops.

 

 

 

 ​

 

31 Mar | 2022

ETABS v20.1.0

As principais melhorias implementadas no ETABS v20.1.0 são as seguintes:

Modelo Estrutural

Foi adicionada uma nova rótula plástica de corte em paredes, que consiste num par de rótulas ortogonais do tipo Geral P-M3 ou Fiber P-M3. Foi também adicionado um material com comportamento não linear ao corte. Estes recursos permitem que a rótula seja usada para modelar vigas de acoplamento e paredes, e permite também lidar com geometrias de parede mais complexas, perto de aberturas ou transições de geometria. As rótulas de corte do tipo Geral, podem ser usadas para análises não lineares estáticas, análises no tempo (TH) e análises com faseamentos construtivos (Stage Construction).

 

 

A idade do betão à data do carregamento foi adicionada no meu de Floor Cracking Analisys. Nas versões anteriores este parâmetro era considerado por defeito como 7 dias.

 

 

 

Dimensionamento

O código CSA A23.3-19 foi adicionado para o dimensionamento de estruturas de betão armado.

O código CSA S16-19 foi adicionado para o dimensionamento de estruturas metálicas.

O código CSA S16-19 foi adicionado para dimensionamento de vigas mistas.

 

 

 

Ficheiros de Dados

A leitura das funções Time History definidas em ficheiros externos com muitos pontos, foi significativamente melhorada para aumentar a velocidade.

 

 

 

Foram adicionadas novas bases de dados de perfis metálicos de origem Indiana (TATA, Jindal Steel Ltd. e APL Apollo Ltd).

 

 

 

 ​

 

11 Jan | 2022

ETABS v20.0.0

As principais melhorias implementadas no ETABS v20.0.0 são as seguintes:

Modelação

Foram acrescentadas linhas de apoio (Support Lines) para uma modelação mais rápida de bandas de integração e disposição dos cabos de pré-esforço. Podem ser desenhadas e editadas livremente, bem como geradas automaticamente ao longo das linhas de grelha.

 

 

Os painéis de laje (Slab Panels) são uma nova entidade que pode ser gerada automaticamente utilizando as grelhas ou linhas de apoio (Support Lines), ou podem ser desenhados livremente pelo utilizador. Estes elementos podem ser utilizados para aplicar sobrecargas para análise de alternâncias de sobrecarga, e também podem ser utilizados para obter output de deslocamentos a meio vão das lajes assim como para o output de pressões no terreno.

 

 

As libertações de momento e de corte podem agora ser especificadas ao longo de linhas dentro de um objeto de laje. Anteriormente, as libertações só podiam ser especificadas nos contornos dos objetos de laje.

 

 

Foram adicionados os efeitos reológicos do betão para o código AS3600-2018, incluindo fluência, retração, e rigidez dependente da idade.

 

 

Agora podem aplicar-se fatores de escala às propriedades materiais dependentes do tempo - fluência, retração e rigidez - permitindo um maior controlo sobre o comportamento em situações especiais.

 

 

 

Ações

O Pattern Live load está agora disponível como um tipo de carga, permitindo a atribuição manual de sobrecargas a diferentes regiões da estrutura que serão automaticamente alternadas em combinações de carga para produzir a resposta máxima.

A carga Pattern, incluindo a carga Auto-Pattern, pode agora ser atribuída a lajes. A carga Auto-Pattern cria automaticamente múltiplos padrões de carga a partir de sobrecargas especificadas em lajes, cada carregamento aplica-se a um único painel de laje.

 

 

Foi adicionado o carregamento automático de vento segundo o código AS/NZS 1170.2:2021

 

 

As cargas de variação diferencial de temperatura podem agora ser atribuídas a barras e shells, representando uma alteração de temperatura ao longo da espessura que tende a causar flexão.

 

 

 

Análise

Estão disponíveis novas operações faseamento construtivo para alterar os modificadores de rigidez aplicados a barras e shells, bem como as rótulas aplicadas a barras. Estas operações podem ser aplicadas a objetos individuais ou grupos.

 

 

A velocidade de análise foi melhorada para as análises não-lineares time-history modal (FNA) quando há um grande número de links lineares sem amortecimento, como acontece quando há lajes de fundação em meio elástico.

 

 

O motor de análise foi otimizado para as CPUs AMD mais recentes.

 

 

Dimensionamento

O output de dimensionamento de lajes pós-tensionadas foi melhorado com tabelas e diagramas de momentos resistentes em cada estação das bandas de integração, bem como uma exibição tabular da pré-compressão devida à pós-tensão ao longo das bandas.

 

 

Foram implementadas várias melhorias no dimensionamento segundo o Eurocódigo 2, incluindo um melhor cálculo dos efeitos de esbelteza e novos valores de anexos nacionais da TanTheta para o dimensionamento ao corte.

O dimensionamento de lajes segundo a IS 456:2000 inclui agora uma opção de aumento da armadura longitudinal nas lajes, caso necessário para armaduras transversais na laje.

Foram implementadas várias melhorias no dimensionamento de estruturas metálicas segundo o Eurocódigo 3 e a NTC 2008/2018, incluindo o cálculo melhorado do momento crítico, e os resultados referem-se agora a eixos y-z em vez de eixos major-minor.

 

 

Performance-Based Design

As rótulas plásticas podem agora ser geradas automaticamente para vigas de acoplamento de acordo com a ASCE 41, Tabela 10-19 para membros controlados por flexão e Tabela 10-20 para membros controlados por corte.

 

 

O utilizador pode agora editar o material das armaduras para definir as rótulas plásticas automáticas verticais e horizontais em paredes com distribuição uniforme de armaduras.

 

 

O tipo de histerese pode agora ser especificado para certos tipos de rótulas plásticas geradas automaticamente.

 

 

 

Integração com o Perform 3D

As importações do Perform3D suportam agora componentes não-lineares "Moment Hinge, Rotation Type", "Shear Hinge, Displacement Type", and "P-M2-M3 Hinge, Concrete Rotation Type". Além disso, os seguintes tipos de carga podem agora ser importados: peso próprio, cargas nodais, e cargas em elementos.

 

 

 

Interface

Estão agora disponíveis ferramentas de medição no ecrã para medir comprimentos, os ângulos entre duas linhas, e as áreas e perímetros de polígonos fechados.

 

 

As opções de visualização dos cabos de pós-tensão incluem agora Número de Cordões, Sistema Tensionamento, Pontos de Controlo de Perfil Vertical, Valores de Perfil Vertical, Comprimento Total, Força de Puxe, e Alongamento.

 

 

 

Tabelas

Está agora disponível uma nova tabela que mostra as forças aplicadas e reativas dos diafragmas em pilares e paredes para as lajes selecionadas.

 

 

 

 

Importação e Exportação

Os ficheiros EXR podem agora ser importados e exportados diretamente entre o ETABS e o software CSI (SAP2000 e SAFE). Anteriormente esta funcionalidade exigia a utilização do CSiXRevit como intermediário.

 

 

Os Uniform Load Sets podem agora ser exportados do ETABS para importação no Revit usando o CSiXRevit.

 

 

 

Application Programming Interface (API)

Foram adicionadas e melhoradas as funções API para aceder ao dimensionamento de estruturas de betão segundo a SP 63-13330-2021 e ao dimensionamento de estruturas metálicas segundo o Eurocódigo 3 e a NTC.

 

 

 

 ​

 

31 Mar | 2021

ETABS v19.1.0

As principais melhorias implementadas no ETABS v19.1.0 são as seguintes:

Modelação

Melhorias no formulário de edição do traçado vertical dos cabos de pós-tensão. Todas as informações editáveis relacionadas com o traçado, geometria, forças de puxe e perdas estão agora disponíveis numa única localização.

 

 

Agora é possível definir apoios elásticos lineares através de objetos auxiliares do tipo Frame > None.

 

 

 

Ações

As cargas uniformes em lajes são agora aditivas quando atribuídas a objetos sobrepostos.

 

 

 

A carga sísmica automática ASCE 7-16 foi melhorada para incorporar a exceção contida na secção 11.4.

 

 

A carga sísmica automática AS 1170.4 foi melhorada para escalar o corte basal de acordo com o estipulado na Emenda1.

 

 

 

Dimensionamento

O dimensionamento de vigas de betão armado e de lajes baseado em bandas de integração permite agora controlar se os esforços axiais de compressão reduzem a necessidade de armadura. Os esforços axiais de tração e compressão que aumentem a armadura longitudinal necessária serão sempre considerados. Para elementos pré-esforçados, os esforços axiais são sempre considerados.

 

O dimensionamento de vigas de betão armado segundo o Eurocódigo 2 foi melhorado de forma a incluir a força de tração adicional na armadura longitudinal devida ao esforço transverso.

 

 

 

Performance-Based Design

O cálculo da cedência por corte (Vy) inclui agora a armadura especificada pelo utilizador nas rótulas plásticas de vigas e pilares, mesmo quando o elemento não tenha sido dimensionado.

Inicialização e finalização mais rápidas do processo de análise quando os casos são executados em paralelo.

Formação mais rápida da rigidez não-linear, determinação de eventos, e operações de atualização do estado para modelos pequenos e médios.

 

 

 

Tabelas

Já se encontra disponível a edição das secções do tipo Section-Designer através de tabelas, incluindo as secções gerais de Piers

 

 

 

Importação e Exportação

Melhoria na interoperabilidade dos modelos importados do Revit. O mapeamento de GUID's de objetos ETABS para ID's únicas de elementos Revit pode agora ser exportado para relatórios e tabelas de Excel.

 

 

 

Application Programming Interface (API)

Melhor desempenho e exemplos para clientes API e COM remotos. O novo exemplo API de Python usa comunicação direta com objetos .Net subjacentes.

 

 

 

 

 

23 Dez | 2020

ETABS v19.0.1 / 19.0.2

As principais melhorias implementadas no ETABS v19.0.1 / 19.0.2 são as seguintes:

Análise

A solução de rigidez foi paralelizada para acelerar ainda mais as análises estática não linear e de time-history por integração direta.

A saída tabular para energia de elementos não lineares e reações de base é agora muito mais rápida para as análises com muitos output steps.

Ações

A carga de vento NBCC 2015 suporta agora o procedimento dinâmico “Open and Rough Terrain” utilizando o fator de exposição Ce. Os cálculos da carga do vento estão agora disponíveis no relatório do projeto.

 

 

 

28 Out | 2020

ETABS v19.0.0

As principais melhorias implementadas no ETABS v19.0.0 são as seguintes:

Modelo estrutural

Implementação dos requerimentos especiais da nova versão do SidePlate systems para ligações metálicas viga-pilar.

 

 

Possibilidade de definir diâmetros de armaduras segundo as dimensões padrão da Coreia.

 

 

 

Ações

Melhoria nas funções de espectro de resposta do Anexo Nacional Português do Eurocódigo 8, utilizadas na geração de forças laterais equivalentes e nas análises modais. Agora o coeficiente de solo é interpolado entre Smax e 1,0 para acelerações superiores a 1,0 m/s2.

 

 

Implementação de cargas laterais automáticas para a norma coreana KDS 41 17 00:2019, incluindo cargas sísmicas e funções espectro resposta.

 

 

Implementação de cargas laterais automáticas para norma NTC 2018, incluindo cargas devido ao vento, cargas sísmicas e funções espectro resposta.

 

 

 

 

Performance-Based Design

Melhoria na gestão de modelos instáveis, e implementação de controlos adicionais em análises não iterativas event-to-event.

Melhoria na velocidade de execução de load cases não lineares com o multi-threaded solver.

 

 

Melhoria na velocidade de recuperação dos resultados de load cases não lineares e de integração direta. Estes resultados agora incluem a deformada do modelo, valores das forças e tensões e estados das rótulas plásticas.

 

 

 

Melhoria na convergência em sistemas sensíveis com rótulas paramétricas PMM.

 

 

Análise

Possibilidade de calcular deformações a curto e longo prazo de lajes de betão armado. As armaduras utilizadas no cálculo da fendilhação são baseadas nas armaduras definidas pelo utilizador, armaduras dimensionadas pelo programa, ou por uma especificação rápida de armaduras gerais.

 

 

Dimensionamento

Implementação de várias melhorias no dimensionamento de estruturas metálicas segundo a norma Russa SP 16.13330.2017.

 

 

Implementação da norma ACI 318-19 no dimensionamento de paredes de betão armado.

Implementação das normas ACI 318-19 e AS 3600-2018 no dimensionamento de lajes de betão armado e lajes pós-tensionadas.

 

 

 

Interface

Melhoria na visualização de plantas e cortes com o modo DirectX 2D, permitindo uma renderização mais clara, melhorias na qualidade das linhas, e utilização de fontes do tipo True Type.

 

 

Tabelas

Possibilidade guardar automaticamente tabelas em vários ficheiros, após análise.

 

Exportação/Importação

Possibilidade de importar e exportar ficheiros entre o Perform3D e o ETABS. A maior parte dos elementos, secções e respetivas propriedades, massas, cargas, load cases e algumas componentes não lineares podem ser importados/exportados. Os modelos a exportar do ETABS têm de cumprir com as especificações de modelação do Perform3D. Em qualquer um dos casos, será gerado um relatório das componentes que foram transferidas com sucesso.

 

 

Application Programming Interface (API)

Possibilidade de iniciar e controlar instâncias do SAP2000 em computadores remotos, incluindo a recuperação de resultados. Esta melhoria permite um processamento distribuído de grandes conjuntos de análises de Performance Based Design, estudos paramétricos extensivos e simulações de Monte Carlo.

 

 

Licenciamento Cloud

O licenciamento Cloud passar a ser o tipo de licenciamento por defeito do ETABS:

  • Não necessita de configurações especiais.
  • Possibilidade de aceder às licenças fora da rede da empresa e VPNs.
  • Possibilidade de partilha de licenças entre utilizadores (não simultânea).
  • Possibilidade de fazer checkout a uma licença para trabalhar offline.

 

 

 

 

 

11 Fev | 2020

ETABS v18.1.1

A principal melhoria implementada no ETABS v18.1.1 é a seguinte:

Modelo estrutural

Possibilidade de atribuir comportamentos não-lineares a panel zones. Estes comportamentos podem ser gerados automaticamente a partir da norma ASCE 41-17, ou especificados manualmente pelo utilizador. Podem ser definidas curvas simétricas multi-lineares com múltiplas opções de comportamento histerético. Os critérios de conformidade podem agora ser definidos independentemente para cada direção (major e minor) e podem também ser gerados automaticamente de acordo com a norma ASCE 41-17.

 

 

 

 

 

11 Dez | 2019

ETABS v18.1.0

As principais melhorias implementadas no ETABS v18.1.0 são:

Performance-Based Design – Critérios de conformidade

Possibilidade de atribuir critérios de conformidade às propriedades de Links Panel Zones para uso nas verificações de desempenho.

 

 

Possibilidade de atribuir critérios de conformidade a Piers e Spandrels que conseguem medir forças e tensões, ou tensões como resultado do rácio da raiz quadrada da tensão de rotura do betão à compressão fck.

 

 

Performance-Based Design – Resultados​

Melhorias na ferramenta de verificação de desempenho, que permite agora um maior controlo sobre o cálculo do rácio de capacidade (D/C ratio) para todo o modelo, bem como para cada objeto individualmente. A verificação de desempenho pode agora incluir critérios de conformidade de linksstrain gauges, esforços de piers e spandrels, e panel zones, bem como das rótulas plásticas de barras e paredes que já se encontravam disponíveis. Possibilidade de criar múltiplos Demand Sets e múltiplos métodos de combinação, permitindo um maior controlo sobre os resultados da verificação de desempenho.

 

 

Melhorias nas tabelas de output, que permitem agora consulta do rácio de capacidade (D/C ratio) para todo o modelo, bem como para cada objeto individualmente.

 

 

Possibilidade de consultar graficamente todos os resultados da verificação de desempenho (Display > Performance Check), incluindo os critérios de conformidade de linksstrain gauges, esforços de piers e spandrels, e panel zones, bem como das rótulas plásticas de barras e paredes que já se encontravam disponíveis.

 

 

 

Possibilidade de plotar os rácios dos critérios de conformidade (Acceptance Criteira D/C ratio) em gráficos. Estes gráficos podem ser usados para visualizar o rácio de capacidade (D/C ratio) para um determinado grupo e para um nível de desempenho especificado, para todos os steps de um load case multi-step (p.e. time-history).

 

 

Implementação de um novo item de menu (Display > Performance Check Usage Ratio Diagram) que mostra o rácio de capacidade (D/C ratio) para todos os Demand Sets de uma verificação de desempenho e para um determinado objetivo de performance. Este diagrama permite visualizar a contribuição relativa de cada Demand Set e/ou tipo de objeto para uma verificação de desempenho.

 

 

Análise

Possibilidade de correr vários Load Cases em paralelo. Esta característica é particularmente eficiente no âmbito do dimensionamento sísmico baseado no desempenho (Performance-Based Design), quando se pretende executar múltiplos casos de análise dinâmica não linear.

 

 

Agora, todas as mensagens de erro, aviso e informação emitidas durante a análise são compiladas e apresentadas no final da análise. Estas mensagens são as mesmas que aparecem no LOG de análise, mas são apresentadas num formato mais conciso. Também se pode consultá-las através de tabelas.

 

 

Dimensionamento

Atualização do dimensionamento de estruturas metálicas segundo a norma russa da versão SP16.13330.2011 para a nova SP16.13330.2017. Foram também implementadas melhorias nas equações de interação de esforços, relatórios de dimensionamento e parâmetros de controlo.

 

 

Melhorias no dimensionamento sísmico de estruturas de betão armado segundo a norma Russa SP 63.13330.2012, através da inclusão de novos parâmetros de controlo.

 

 

Modelo Estrutural

Implementação de uma nova biblioteca de materiais para a região da Coreia. Esta biblioteca inclui materiais como o aço, betão e armaduras segundo a norma KBC 2016.

 

 

Resultados

Agora é possível consultar independentemente a energia dissipada por elementos pertencentes diferentes grupos.

 

 

Tabelas

Possibilidade de filtrar e ordenar tabelas clicando com o botão do rato direto sobre o cabeçalho da coluna desejada.

 

 

 

 

 

24 Jun | 2019

ETABS v18.0.0

As principais melhorias implementadas no ETABS v18.0.0 são:

Novas Tabelas

As tabelas foram substancialmente expandidas, de forma definir completamente o modelo e os resultados

 

 

A maioria das tabelas de definição do modelo pode ser editada interactivamente

Possibilidade de exportá-las para Excel, Access, texto ou XML

As tabelas exportadas podem ser editadas e re-importadas para definir um novo modelo, ou para aplicar alterações ao modelo existente

 

 

Dimensionamento - Betão armado

Implementação da norma Australiana AS 3600-2018

Implementação da norma Coreana KBC 2016, incluindo requisitos para dimensionamento sísmico

Implementação da norma Mexicana RCDF 2017

Adição do dimensionamento à torção na norma Neozelandesa NZS 3101-06

 

 

Melhoria significativa da norma Russa SP 63.13330.2012, incluindo o dimensionamento de lajes, paredes e a análise da largura de fendas em vigas

 

 

Implementação da norma Turca TS 500-2000(R2018), incluindo requisitos para dimensionamento sísmico

Melhoria na deteção de paredes de betão coplanares integradas em núcleos 3D

 

 

Dimensionamento - Estruturas Metálicas e Mistas

Implementação da norma Coreana KBC 2016 para o cálculo de estruturas metálicas

Melhoria significativa da norma Russa SP 16.13330.2011 para o dimensionamento de estruturas metálicas

 

 

Possibilidade de considerar esforços axiais em vigas mistas na norma Americana AISC 360-16

Possibilidade de dimensionar vigas alveolares (celulares ou casteladas) de acordo com a norma americana AISC 360-16, seguindo as recomendações do manual AISC Design Guide 31

 

 

Melhoria significativa do dimensionamento de vigas mistas segundo o Eurocódigo 4

 

 

Análise

Novas opções disponíveis na definição da rigidez e amortecimento de objetos Link não lineares, incluindo isoladores de base, melhorando o controlo do comportamento de dissipação de energia

 

 

Possibilidade de combinar Event Stepping e Line-search em análises estáticas não lineares

Melhoria na convergência das análises com elementos Friciton-Pendulum Isolator, no caso de existirem variações significativas do esforço axial, incluindo uplifting

 

 

Performance-Based Design

Possibilidade de definir zonas (áreas ou linhas) onde se pretende monitorizar extensões, rotações ou deformações por corte e compará-las com critérios de aceitação

 

 

Resultados

Os resultados de combinações que incluam load cases multi-step podem ser agora consultados para cada step individual graficamente ou em tabelas

 

 

Possibilidade consultar acelerações, velocidades e deslocamentos relativos e absolutos para todos os generalized displacements

 

Interface

Consulta de cargas aplicadas a lajes através de diagramas de cores

 

Eficiência

Melhoria na rapidez do dimensionamento de vigas, pilares e paredes para todas as normas e materiais, quando as combinações utilizadas incluem load cases multi-step, como por exemplo análises time-history

Redução do tempo da geração do modelo de análise em caso de que não haja necessidade de voltar a gerar automaticamente novas malhas para objetos Shell

Melhoria na rapidez de visualização de resultados de análises time-history, incluindo FNA, para modelos grandes e com muitos modos

Redução do tamanho dos resultados guardados para análises time-history por integração direta

Melhoria na rapidez de recuperação dos resultados através da API

 

 

API (Application Programming Interface)

Compatibilidade garantida da API com versões futuras do programa, até que surja necessidade de mudança drástica

Introdução duma API multi-plataforma, que funcionará com os produtos da CSI: ETABS, SAP2000 e CSiBridge

 

 

As novas tabelas de dados podem ser acedidas para visualização em vários formatos

As novas tabelas de definição do modelo podem ser editadas em múltiplos formatos, funcionando de forma semelhante às tabelas de edição interativa

 

 

 

 

 

30 Jul | 2018

ETABS v17.0.1

As principais melhorias implementadas no ETABS v17.0.1 são:

Dimensionamento

Dimensionamento de estruturas metálicas de acordo com a norma Chinesa de 2018, incluindo os requisitos das normas GB50017-2017 (estruturas metálicas), GB50011-2010 (sismo) e JGJ99-2015 (edifícios altos).

 

 

 

 

 

03 Jun | 2018

ETABS v17.0.0

As principais melhorias implementadas no ETABS v17.0.0 são:

Modelação

Novo gerador de malhas de lajes

 

Nova opção de introdução de malhas definidas pelo utilizador que adiciona a possibilidade de realizar as seguintes operações, entre outras:

  • Agregar malhas manuais num único objeto
  • Explodir malhas automáticas para múltiplos objetos
  • Importar malhas definidas em DXF
  • Editar/fixar malhas geradas automaticamente pelo programa

 

Comando “Merge Shells” melhorado:

  • União simultânea de múltiplos objetos
  • Pré-visualização do resultado da operação
  • Identificação gráfica do objeto cujas propriedades prevalecerão

 

Geração de zonas rígidas nos topos de pilares e paredes:

  • Definidas automaticamente de acordo com as dimensões dos elementos ou definidas manualmente pelo utilizador
  • Resolução prática dos problemas típicos de excentricidades pilar/pilar e viga/pilar
  • Modelação mais adequada nos casos de pilares/paredes de grandes dimensões
  • Dimensionamento das lajes melhorado, excluindo-se os picos de esforços contidos nestas zonas

 

Novo link para modelar blocos de borracha de alto amortecimento

 

Possibilidade de aplicar propriedades de links em “Line Springs” e “Area Springs”

 

 

Interface

Melhorias no modo gráfico DirectX

 

 

Análise

Possibilidade de definir múltiplos deslocamentos de controlo para melhorar o comportamento de convergência em análises Pushover de modelos com perdas bruscas de resistência

 

Nova opção para controlar a rigidez negativa associada à perda de resistência em rótulas plásticas

 

Melhoria do comportamento de convergência de análises não-lineares estáticas

Melhoria da velocidade e redução do armazenamento de dados na execução de análises não-lineares e na visualização dos respetivos resultados 

Implementação da opção não iterativa entre “eventos” para análises não-lineares estáticas

Esta opção permite o incremento da carga até que um dos elementos não-lineares definidos atinja um “evento” que provoca uma alteração significativa na rigidez da estrutura

 

 

Resultados

Output de extensões em lajes e paredes

 

 

Performance Based Design

Novas rótulas plásticas automáticas geradas de acordo com a ASCE 41-17

 

Possibilidade de definição de novos pontos nas curvas das rótulas plásticas

 

 

Ações

Implementação de cargas laterais automáticas de vento de acordo com as normas ASCE 7-16 e KBC 2016

Implementação de cargas laterais automáticas de sismo de acordo com as normas ASCE 7-16, KBC 2016, IS 1893:2016 e TSC-2018

Implementação das funções de espetro de resposta de acordo com as normas ASCE 7-16, KBC 2016, IS 1893:2016 e TSC-2018

 

 

Dimensionamento

Implementação da norma AISC 360-16 para o cálculo de vigas mistas

Implementação da norma AISC 360-16 para o cálculo de estruturas metálicas

Implementação da norma NTC 2018 para o cálculo de estruturas metálicas

Implementação das regras de ductilidade sísmica da IS 13920:2016 no cálculo de estruturas de betão armado de acordo com a norma IS 456:2000 

 

Utilização de processamento paralelo na execução do dimensionamento (qualquer tipo)

Nova opção para considerar as regras pilar forte/viga fraca no dimensionamento automático de pilares

 

Revisão dos critérios de aceitação de acordo com o Design Guide 11, Vibrations of Steel-Framed Structural Systems Due to Human Activity, na verificação de vibrações em vigas mistas

 

Novidades das versões 2016 e anteriores