Skip to main content
Skip to footer

Características e Funcionalidades

Interoperabilidade 


Ficheiros IFC

Para a maior parte dos softwares CAD, a interoperabilidade é garantida através dos ficheiros IFC. Através da importação e leitura dos ficheiros IFC com informação, quer da arquitetura quer das outras especialidades (estrutura, instalações, etc), é possível estimar quantidades e tempos. A integração dos ficheiros IFC permite ainda o reajuste de quantidades resultantes de uma alteração de projeto, bastando para isso atualizar o ficheiro IFC.
 

Integração e comunicação com CAD (Autodesk Revit, Graphisoft Archicad, Nemetschek Allplan, Tekla Structures e Building Smart)

 

Medições com base em modelos 3D

Medição e quantificação de trabalhos através de ficheiros múltiplos IFC

 

Atualização de medições através de ficheiros IFC

 


Integração das Especialidades

Integração de todas as especialidades num único projeto (Arquitetura, Estruturas, Mecânica e AVAC)

 


Ficheiros Excel

Possibilidade de importar/exportar a lista de preços a partir do Excel recorrendo ao comando Copy/Paste.
 

 Importação e gestão das listas de preços de fabricantes e fornecedores de componentes (six, bc3, xls, xlsx e outros)


 

Programas de Planeamento e Gestão ERP

Possibilidade de conexão com programas de planeamento (Oracle Primavera, Microsoft Project e Synchro Pro) e gestão ERP (SAP e Microsoft Dynamics).
 



 

 

Quantity Take Off (QTO) 

O ênfase está nas palavras “efetivo” e “eficiente”. A indústria da construção é sobejamente conhecida por se atrasar nas entregas de projetos e exceder, frequentemente, os orçamentos apresentados. Isto quer dizer que os seus ativos não estão a trabalhar como deveriam.

A adoção do BIM (Building Information Modeling) pode trazer previsibilidade ao projeto, não só relativamente aos custos como também nos tempos das operações de construção.

 

O QTO é o primeiro módulo que permite integrar estimativa, planeamento, gestão e contabilidade de um trabalho de construção num processo BIM

 


 
 
 

4D - Gestão de Prazos e Caminho Crítico  

No ramo da construção, os prazos são uma componente importantíssima e muitas vezes de difícil controlo.

Com o STR Vision CPM é possível planear e programar todos os trabalhos de forma rigorosa e detalhada, ao mesmo tempo que se pode prever qual a influência de uma determinada tarefa no prazo global de obra.

O STR Vision CPM está preparado para o apoiar no agendamento e planeamento das suas atividades.

O Cronograma (Gantt chart) pode ser criado a partir de grupos de cálculo (WBS - Work Breakdown Structure), de items da lista de preços ou criando um novo a partir do zero.

É possível desenvolver o seu planeamento gerindo a sua complexidade, começando de vários níveis até simples linhas de cotação.

O planeamento pode ser feito usando as restrições entre tarefas (Start-End, etc), atribuindo-se datas de início/fim ou arrastando as barras do diagrama de Gantt diretamente no interface gráfico. O sistema vai exibindo o "caminho crítico" e a progressão temporal dos dados do projeto.

A duração das atividades também pode ser obtida a partir do tempo de execução calculado através do módulo de análise do STR Vision CPM. Finalmente, o cronograma obtido pode ser convertido para o formato do Microsoft Project para garantir um alto nível de interoperabilidade.
 

 

 

Mapas de Gantt e Caminho Crítico

Geração de mapas de Gantt e determinação do Caminho Critico (Critical Path)

 


Resultados

Geração de Outputs gráficos com duração dos trabalhos

 

 

 

5D - Controlo de Custos  

Uma vez ganho um contrato (Adjudicação), torna-se essencial realizar o “Controlo Operacional”, do ponto de vista da gestão, para definir tempos de trabalho, orçamentos, performance financeira e preparação da lista de requisitos para as compras.

  • STR Vision CPM suporta totalmente estas funções através de módulos de análise de custos, agendamento de trabalhos e gestão das necessidades
  • Capacidade para estruturar e organizar os artigos em WBS (work breakdown structure) (Estrutura Analítica de Projetos (EAP)) ou com base noutros agrupamentos (livremente configuráveis);
  • Possibilidade de comparar várias estimativas, assim como com a oferta anterior;
  • Todo o trabalho pode ser analisado em termos de custos com a capacidade de obter os preços diretamente do ERP (Listas ou movimentos de fornecedores com base nos custos por hora de trabalho e equipamentos);
  • O trabalho de planeamento pode ser realizado em modo autónomo ou conectado às linhas da cotação onde se pode especificar um nível de análise baseado em quais os recursos que são "críticos" para o tempo dos trabalhos;
  • O plano de trabalho pode ser importado/exportado para/do Microsoft Project e Primavera Oracle;
  • Através de Business Intelligence é possível analisar as necessidades com base em categorias de produtos, quantidades planeadas, horários, quantidades, quantidades encomendadas e reencaminhar diretamente para o departamento administrativo;
  • Os orçamentos para encomenda podem ser escolhidos escolhendo entre diferentes cenários e transferidos para o Controlo de Gestão;
  • A estimativa operacional é a base de todas as funções de controlo da ordem de trabalho.

 

Controlo Operacional

Comunicação eficiente com departamento de compras

 


Gestão do Valor Agregado

Gestão do valor agregado (EAV Earned Value Calculations) (CPI (cost performance index) & SPI (schedule performance index))

 

 

 

Análise de Preços  

O STR Vision CPM suporta ativamente o processo de submissão de propostas para projetos de construção.
 



Preços

Geração de preços compostos (BIM Estimation Update) 

 


Propostas

Comparação rápida e intuitiva de propostas entre concorrentes


 
 

 

 

Análise de Dados e Relatórios  



Análise de Dados


 

Geração Personalizada de Relatórios

 

 

 

Aplicação para Dispositivos Móveis  

Para trabalhos em obra, o STR Vision CPM tem ainda uma App Mobile para IOS. Com ela é possível fazer a recolha de dados on-site, uteis para a execução da obra.