Saltar para o conteúdo principal
Saltar para o rodapé

Tutoriais

0

Neste vídeo veremos como realizar a verificação de flechas de vigas de betão armado, de acordo com as disposições do Eurocódigo 2.

O código permite duas abordagens diferentes. Uma abordagem direta, baseada na integração numérica das curvaturas ao longo do elemento. E uma abordagem indireta, baseada na limitação dos rácios vão/altura útil da viga.

A primeira requer a realização de uma análise não linear fendilhada, contabilizando a fendilhação dos elementos, redistribuição de forças internas, rotações nas extremidades e efeitos a longo prazo. Pelo contrário, a abordagem indireta pode ser prontamente aplicada com simples equações paramétricas.

O "VIS" implementa atualmente o método indireto, que é calibrado para limitar a flecha total dos elementos a L/250, e flecha após a construção a L/500.

Assista ao vídeo para saber mais:

 

Ver tutorial completo →
0

O ETABS e o SAFE têm disponível uma ferramenta de produtividade para o Dimensionamento de Vigas Mistas.

Esta ferramenta tem como objetivo tornar mais transparente e interativo o dimensionamento deste tipo de elementos.

Após realizar o dimensionamento de uma viga mista, surgirá uma janela onde poderá ver e editar as seguintes opções:

Listagem de perfis válidos, ordenados por rácios de utilização. Aqui poderá optar por escolher outro elemento presente na lista; Percentagem/grau de conexão laje-viga; Número de conetores necessários para cumprir o grau de conexão;   Resumo de verificações de resistência aos Estados Limites Últimos; Resumo de verificações aos Estados Limites de Serviço; Definir contra flechas para as vigas; Visualizar diagramas de esforços e relatórios de cálculo.

 

Ver tutorial completo →
0

Agora, mais do que nunca, as verificações implementadas nos programas CSI serão úteis para quem tem que projetar estruturas de acordo com o novo Código Estrutural Espanhol.

Tal facto, deve-se à grande semelhança entre as regras de projeto de estruturas contempladas por este novo regulamento e pelos Eurocódigos estruturais.

Além disso, se focarmos nas verificações de acordo com os Eurocódigos 2, 3 e 4, implementados nos programas CSI, podemos dizer que os procedimentos estabelecidos são exatamente os mesmos.

Para facilitar, abaixo indicamos as opções de dimensionamento que devem ser utilizadas nos programas CSI, para que todos os resultados reportados sejam válidos à luz do novo Código Estrutural.

 

Estruturas de Betão Armado

Na tabela a seguir, podemos ver as únicas diferenças entre o Código Estrutural e o Eurocódigo 2, que requerem atenção e ajustes por parte do utilizador nas opções Default dos módulos de dimensionamento implementados nos programas CSI:

 

Estruturas...
Ver tutorial completo →